A central multimídia é hoje um dos requisitos para a compra de um carro, substituindo o lugar antes ocupado pelos meros sistemas de som automotivo. O consumidor ávido por comodidade espera que a tecnologia e a interatividade o acompanhem a bordo.
Com o equipamento, dificilmente alguém se perde no trânsito. Ele oferece um dispositivo de navegação via GPS, que pode ser nativo ou oriundo do sistema do tipo Apple Car Play, Android Auto ou MirrorLink, com o espelhamento dos recursos existentes no smartphone.
“A central também incorpora funções vinculadas ao funcionamento do carro, como consumo, prazo para o reabastecimento, velocidade média e outras informações vindas do computador de bordo”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Mecânica da FEI.
Pela central multimídia, é possível fazer ajustes de personalização do carro, como mudar a cor da iluminação ambiente e ativar ou desativar o sensor de monitoramento de distância ao estacionar o veículo.
“Com o tempo, as fabricantes agregaram uma grande quantidade de informações no sistema do rádio original, permitindo que o motorista utilize os recursos como se estivesse navegando pela tela do celular”, diz Delatore.
A central reúne funções de áudio, vídeo, entretenimento e navegação, servindo tanto para facilitar a viagem do motorista quanto para distrair os demais ocupantes.
Veja outras ferramentas que o dispositivo oferece:
Espelhamento
Um dos recursos mais populares é a possibilidade de espelhar o sistema com o smartphone. Como usar o celular durante a condução é uma infração de trânsito e pode causar acidentes sérios, a central multimídia permite que o motorista execute diversas ações sem tirar as mãos do volante, como ligar para alguém, mudar o volume do rádio ou música e enviar mensagens.
O sensor de estacionamento era uma exclusividade dos carros mais luxuosos e funcionava apenas por meio de sinais sonoros. Hoje, eles estão em automóveis de várias faixas de preço e entram em ação com o suporte de câmeras.
A imagem capturada pelo equipamento, instalado na traseira, é reproduzida na central multimídia. O motorista pode ver os obstáculos mais próximos e ser auxiliado por linhas para evitar batidas na hora da manobra.
GPS com comando de voz
O GPS se tornou um item indispensável para quem viaja muito. A tela maior e de alta resolução da central facilita a visualização das informações pelo motorista, enquanto o som com as orientações sai por todos os alto-falantes.
TV digital
Alguns modelos de central multimídia oferecem a opção de sincronização da TV digital. Assim, um percurso longo pode se tornar mais divertido para a família.
Reservas
Pela tela das centrais multimídias mais sofisticadas, que agrupam uma série de aplicativos, o motorista tem condições de fazer a reserva em um restaurante ou hotel, encontrar um estacionamento ou posto de serviço mais próximo e solicitar delivery de comida, por exemplo.