Nem sempre motoristas, ciclistas e pedestres apresentam uma relação cordial no trânsito. Em algumas situações, o embate entre eles pela ocupação das vias provoca acidentes. Mas é essencial haver segurança e respeito seja qual for o modo de locomoção escolhido pelos usuários.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem algumas recomendações que, seguramente, podem deixar a convivência mais pacífica. Veja quais são as dicas mais importantes para motoristas, ciclistas e para quem prefere as caminhadas.
Motoristas
- Não supere o limite de velocidade estabelecido na via e use a seta para indicar para onde está indo. Ao dirigir mais devagar e com prudência, o motorista reduzirá as consequências de uma eventual colisão.
- Comportamentos agressivos, como gritar, xingar e buzinar sem necessidade, colocam em risco a integridade de ciclistas e pedestres.
- Redobre a atenção nos cruzamentos. Neles, os ciclistas têm a mesma preferência que os motoristas. Ao fazer curvas à direita, confira os retrovisores e pontos cegos e vá para a faixa mais próxima ao meio-fio. Ao virar à esquerda, deixe os ciclistas liberarem o cruzamento primeiro.
- Cuidado com os acessos de garagens. Geralmente, as colisões entre bicicletas e veículos acontecem nas calçadas. Portanto, olhe para os dois lados ao sair de um estacionamento.
- Como os ciclistas precisam desviar de buracos ou outros obstáculos, o motorista deve se precaver e andar mais devagar perto de alguém que está pedalando. A distância adequada entre um e outro é de 1,5 metro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
- Olhe nos retrovisores e se atente aos pontos cegos antes de mudar de faixa, a fim de garantir a inexistência de ciclistas próximos.
- Ao estacionar o carro, verifique se há ciclistas e pedestres se aproximando antes de abrir a porta.
- Evite usar o celular enquanto dirige para prevenir acidentes.
- Não invada a pista exclusiva dos ciclistas para não provocar uma batida. Apenas taxistas têm permissão para parar em ciclovias, enquanto pegam ou deixam passageiros. As ciclovias devem ser espaços seguros para quem pedala, assim como a calçada é aos pedestres.
Ciclistas
- Use refletores à noite e equipe a bicicleta com uma luz branca frontal e uma vermelha na traseira.
- Instale buzina ou campainha na bicicleta. Acioná-la pode alertar as pessoas sobre sua aproximação.
- Quem é iniciante ou está voltando a pedalar depois de muito tempo deve se juntar a um grupo experiente para ganhar confiança, principalmente em ruas mais movimentadas.
- Não tenha pressa. Reserve um tempo para sinalizar e verificar os arredores, especialmente ao atravessar cruzamentos congestionados.
- Se o ciclista quiser ultrapassar outra bike, o correto é esperar ter espaço suficiente. Evite se colocar na rota de um veículo.
Pedestres
- Caminhe sempre pela calçada.
- Atravesse a rua sempre na faixa de pedestre.
- Preste atenção em todo o ambiente que o cerca.
- Não atravesse as vias nem caminhe pelas calçadas olhando o celular.
- Não use fone de ouvido.
- Ao sair de um ônibus, jamais atravesse a rua à frente dele.