Como escolher o combustível para abastecer o seu carro?

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11/07/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 7 segundos

Quando paramos em um posto de combustível para abastecer o tanque, normalmente nos deparamos com várias opções, como gasolina comum, aditivada, premium, etanol comum ou aditivado

O engenheiro mecânico Rubens Venosa, proprietário da oficina mecânica Motor-Max, explica que a gasolina, no Brasil, tem duas fontes. 

A primeira vem das refinarias da Petrobras e é distribuída para todas as marcas que conhecemos nos postos. 

A segunda, chamada de ‘formulada’, é feita em laboratórios pequenos. “Ali se prepara uma fórmula parecida com a gasolina”, explica o engenheiro. “Isso está dentro da lei, pode ser feito, por incrível que pareça.”

Segundo ele, a mesma gasolina pura é distribuída para postos e outras distribuidoras. Estas podem misturar aditivos para melhorar a performance ou a lubrificação do motor, a limpeza interna dos bicos e dos sistemas do carro. 

Além disso, elas adicionam álcool anidro, mais puro que aquele usado como combustível.

“Existe também a gasolina premium, mais potente, para motores de maior performance, normalmente usada em carros importados”, diz Venosa. 

Como decidir

Para sentir segurança na escolha do combustível a ser usado, Venosa recomenda conhecer o dono do posto em que o carro é abastecido. 

Segundo ele, o posto de uma marca pode estar vendendo gasolina de outra empresa. É possível ainda que o combustível seja formulado ou adulterado. 

“Esse é o principal problema que enfrento todos os dias: gasolina formulada, adulterada, com excesso de álcool, o que leva os motores a terem comportamentos diferentes do esperado por causa do combustível. O menos adulterado é o álcool”, afirma.

Sobre o combustível, o engenheiro ressalta ainda que a gasolina comum não tem aditivos além do álcool, é uma gasolina pura e com preço menor. 

“Falando em potência do motor e aproveitamento térmico da gasolina, esse combustível é melhor que o aditivado”, afirma. 

“Normalmente, os aditivos colocados na gasolina são para manter o motor limpo e, para isso, são adicionados detergentes, que não têm poder inflamável, então normalmente o poder calorífico daquela gasolina é mais baixo.”

Alguns fabricantes também recomendam a gasolina não aditivada, inclusive em manuais de carros. Segundo Venosa, a Honda escreve isso nos manuais de seus veículos. 

A gasolina premium, por sua vez, é mais utilizada para carros equipados com motores de alta taxa de compressão, de alta performance, como Porsche, Ferrari, Lamborghini, AMG e BMW M3, por exemplo.