Como evitar os riscos de superaquecimento do carro elétrico

Reações químicas e a corrente que passa pela bateria geram o aumento da temperatura. Foto: Getty Images

Há 4 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 35 segundos

Embora o calor seja um dos maiores inimigos da bateria, eles não vivem um sem o outro. Afinal, reações químicas e a corrente que passa pelo componente geram o aumento da temperatura. No entanto, o que não pode ocorrer é o superaquecimento, condição que torna o carro elétrico vulnerável a diversos riscos.

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A exemplo dos modelos com motor a combustão, que exigem atenção no sistema de arrefecimento, os veículos eletrificados requerem cuidados redobrados.

“Carros elétricos precisam de um líquido de arrefecimento especial, não condutivo, mas circular, próximo às células de bateria. Justamente para tirar calor. Isso porque a bateria aquece muito durante o funcionamento e mais ainda no momento da recarga”, explica o professor Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP).

Manutenção é forma de evitar superaquecimento

Ele afirma que a manutenção regular no sistema de arrefecimento, conforme as orientações do fabricante, é fundamental. “A bateria, quando está muito aquecida, tem sua vida útil comprometida. E, no carro elétrico, ela representa cerca de 50% do valor total do veículo.”

Além de acelerar o desgaste, o calor excessivo prejudica o desempenho. Como medida de segurança, o sistema de gerenciamento da bateria limita a potência e reduz a autonomia com o automóvel em movimento.

Segundo Scopino, o calor excessivo pode causar danos irreversíveis em componentes eletrônicos do conjunto, como inversores, carregadores e no próprio sistema de gerenciamento. “O risco envolve falhas constantes e danos permanentes”, reforça.

O pior dos problemas do superaquecimento das baterias, porém, é a ocorrência de incêndio. A fuga térmica, uma reação química interna descontrolada, pode iniciar um incêndio difícil de apagar. É um passo para a perda total do carro.

Cuidados que o motorista pode ter

Além da manutenção periódica do sistema de arrefecimento, o professor recomenda alguns cuidados para evitar o superaquecimento do veículo elétrico:

  • Escolher horários mais frescos para recarregar a bateria, em especial em estações de carga rápida (DC).
  • Não exigir o uso intenso da bateria – como acelerações bruscas – em longos períodos. Também evitar as frenagens regenerativas constantes e exageradas.
  • Dirigir em alta velocidade por muito tempo leva ao aumento rápido da temperatura. Moderação é a regra.
  • Se o veículo superaqueceu, evite fazer a recarga logo em seguida. O correto é esperar a temperatura baixar antes de conectá-la à tomada.

No caso de superaquecimento frequente, investigue a causa antes que o problema se agrave ou se torne irreversível. “Se o carro avisar que a temperatura está fora do padrão (alerta no painel e redução do desempenho), deve-se parar e desligá-lo, a fim de interromper o consumo de energia”, diz.

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