pauta-42-superaquecimento-bateria-carro-eletrico-Foto: Getty Images
Embora o calor seja um dos maiores inimigos da bateria, eles não vivem um sem o outro. Afinal, reações químicas e a corrente que passa pelo componente geram o aumento da temperatura. No entanto, o que não pode ocorrer é o superaquecimento, condição que torna o carro elétrico vulnerável a diversos riscos.
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A exemplo dos modelos com motor a combustão, que exigem atenção no sistema de arrefecimento, os veículos eletrificados requerem cuidados redobrados.
“Carros elétricos precisam de um líquido de arrefecimento especial, não condutivo, mas circular, próximo às células de bateria. Justamente para tirar calor. Isso porque a bateria aquece muito durante o funcionamento e mais ainda no momento da recarga”, explica o professor Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP).
Ele afirma que a manutenção regular no sistema de arrefecimento, conforme as orientações do fabricante, é fundamental. “A bateria, quando está muito aquecida, tem sua vida útil comprometida. E, no carro elétrico, ela representa cerca de 50% do valor total do veículo.”
Além de acelerar o desgaste, o calor excessivo prejudica o desempenho. Como medida de segurança, o sistema de gerenciamento da bateria limita a potência e reduz a autonomia com o automóvel em movimento.
Segundo Scopino, o calor excessivo pode causar danos irreversíveis em componentes eletrônicos do conjunto, como inversores, carregadores e no próprio sistema de gerenciamento. “O risco envolve falhas constantes e danos permanentes”, reforça.
O pior dos problemas do superaquecimento das baterias, porém, é a ocorrência de incêndio. A fuga térmica, uma reação química interna descontrolada, pode iniciar um incêndio difícil de apagar. É um passo para a perda total do carro.
Além da manutenção periódica do sistema de arrefecimento, o professor recomenda alguns cuidados para evitar o superaquecimento do veículo elétrico:
No caso de superaquecimento frequente, investigue a causa antes que o problema se agrave ou se torne irreversível. “Se o carro avisar que a temperatura está fora do padrão (alerta no painel e redução do desempenho), deve-se parar e desligá-lo, a fim de interromper o consumo de energia”, diz.
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