Um motorista que faz uma manobra ou conversão, ou que muda de faixa sem olhar antes para o espelho retrovisor,corre o sério risco de provocar um acidente. Antes de qualquer movimento brusco, ele deve se certificar de que outro carro não se aproxima.
Mas, ainda que ele olhe o entorno, os retrovisores devem ser usados corretamente, ou seja, precisam estar regulados para ampliar o raio de visão. Usar o item de forma inadequada aumenta em 40% o chamado ponto cego, a área ao redor do veículo que fica “escondida” do olhar direto do motorista.
“Os retrovisores ajudam a enxergar áreas que não são vistas diretamente. Com a regulagem adequada, eles reduzem significativamente os pontos cegos e mostram se outro carro está na pista ao lado”, afirma o professor Cleber William Gomes, do Departamento de Engenharia Mecânica e Automobilística da FEI.
Os carros mais modernos possuem o sensor de ponto cego, que, por meio de radares, emite um alerta sonoro para o motorista perceber algo que está fora do seu campo de visão.
Outras tecnologias são o sistema antiembaçamento do retrovisor e a função de escurecimento automático durante a noite, a fim de reduzir o brilho dos faróis de outros veículos.
O espelho retrovisor interno tem o objetivo de fornecer uma visão clara da parte traseira e também deve ser ajustado para que o vidro de trás ofereça visibilidade completa.
“Já os retrovisores laterais necessitam de ajuste para que o motorista enxergue com nitidez a parte final traseira do veículo, havendo, na linha vertical, o equilíbrio entre a visão da pista e do horizonte”, diz Gomes.
Segundo Gomes, a regra básica para ajustar os retrovisores é fazê-los cobrir o maior campo visual possível. O espelho interno deve abranger quase todo o vidro traseiro. Já os externos precisam pegar o mínimo possível da lateral do carro e o máximo das vias.
Quem regula os retrovisores deixando grande parte das laterais à mostra está, na verdade, aumentando os pontos cegos e, consequentemente, diminuindo a visibilidade e a segurança.
Você já deve ter reparado que o retrovisor esquerdo, mais perto do motorista, costuma ter a lente plana; o direito é, geralmente, convexo ou biconvexo.
A diferença serve para melhorar o campo de visão do motorista. Espelhos convexos são mais usados para que a área de visão seja ligeiramente ampliada.
Oprofessor Cleber William Gomes enumera os seguintes procedimentos para regular os retrovisores:
Em seguida, dê uma volta com o automóvel e confira se os retrovisores estão, de fato, proporcionando o melhor de ângulo de visão e se conseguem cobrir a região periférica com mais eficiência, o que ajuda a diminuir o ponto cego.