Aplicativos que deixam os carros elétricos na palma da mão

Empresas e montadoras desenvolvem apps para mostrar todas as informações necessárias a respeito dos automóveis movidos a bateria. Foto: Getty Images
Mário Sérgio Venditti
17/08/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos, 28 segundos

Não é por desconhecer onde tem postos de recarga que o usuário deixará a bateria de seu carro elétrico acabar. Com a chegada dos automóveis com esse tipo de tecnologia, no Brasil, uma série de aplicativos foi desenvolvida para mostrar, gratuitamente, ao motorista o endereço do eletroposto mais próximo e outras informações importantes. Quem curte videogame também pode curtir os apps que oferecem jogos virtuais. Destacamos, a seguir, dez aplicativos que envolvem veículos elétricos.

Abravei

O aplicativo da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), entidade sediada em Brasília, tem o objetivo de trocar informações e notícias entre os donos de eletrificados, além da prestação de serviço, como onde estão os pontos de recarga mais próximos e agenda de eventos.

BeepBeep

Algumas locadoras perceberam que era preciso incluir os veículos elétricos em suas frotas para alavancar os negócios. A BeepBeep, por exemplo, oferece o Renault Zoe aos clientes. Pelo app, o interessado agenda o aluguel, seleciona o modelo desejado, define o tempo e escolhe o local de retirada. O usuário nem precisará de chaves: bastar estar próximo ao carro e manter pressionado o botão “desbloquear”, no app. A partir disso, o veículo já estará disponível para o uso.

Electric Car Simulator

Os aplicativos sobre veículos elétricos também podem ser uma curtição. O videogame Eletric Car Simulator coloca o usuário “dentro” do universo dos automóveis com motor elétrico. O jogador pode optar por uma série de veículos realistas e detalhados que dá a visão total do cockpit. Os gráficos de última geração estão presentes com ciclo dia-noite e uma experiência de condução imersiva.

Elev

A empresa de mobilidade elétrica oferece, em seu app, uma série de comodidades e informações aos clientes e às empresas que pretendem colocar, em suas instalações, estações de recarga. O intuito da Elev é contribuir para a expansão na infraestrutura do sistema de carregamento, reforçada pela área de Pesquisa & Desenvolvimento, que divulga novas ideias e tecnologias do futuro.

Jogo de Carro Elétrico Urbano

Dirigir um veículo elétrico ainda é um privilégio para poucos. Ao menos, é possível ter essa experiência virtualmente. Com o app Jogo de Carro Elétrico Urbano, o usuário brinca com o simulador de carro de corrida com mecanismo de jogo físico realista. Ele permite também arrumar um veículo elétrico, realizar drift (uma técnica de direção) e dirigir em altas velocidades.

Mobilize Charge Pass

A Mobilize, unidade de negócios da Renault, lançou, no Brasil, o Mobilize Charge Pass, dotado de um completo sistema de busca e reserva de pontos de recarga. Pelo app, o cliente pode procurar os carregadores mais próximos de sua localização, definir a rota mais rápida para chegar lá e reservar a vaga para fazer a recarga da bateria. A solução tem mapeados mil pontos de recarga, em todo o País, e explica o processo de pagamento da recarga (quando necessário), permitindo acesso aos eletropostos que cobram pelo abastecimento.

Entre os serviços, os apps permitem ao usuário encontrar o ponto de recarga mais próximo. Foto: Getty Images

Movida

A Movida é outra empresa que aluga carros elétricos. Desde 2020, ela oferece esse tipo de automóvel, com a compra de 50 unidades de Nissan Leaf. Seu app dá ao cliente a possibilidade de escolha e de experimentar como é a convivência com um veículo movido a bateria. Foi isso, aliás, que motivou a empresa a adquirir um lote de carros elétricos. A lógica da Movida é que o estímulo da demanda fomenta o mercado e ajudará e reduzir os custos e aumentar a infraestrutura de recarga.

PlugShare

Com 3 milhões de usuários no mundo, a PlugShare tem cadastrados mais de 500 mil pontos de recarga. Em alguns países, o aplicativo virou sinônimo de busca de eletropostos. Segundo a empresa, nos Estados Unidos, sete de cada dez donos de carro elétrico usam o PlugShare. O app permite a interação do usuário, que pode avaliar o serviço dos locais de recarga de bateria.

Tesla Car Sound Eletric Cars

Esse aplicativo é para quem gosta de personalizar os smartphones com sons originais. O Tesla Car Sound Eletric Cars transfere o barulho dos motores do carro ao celular, quando o usuário recebe ligações e demais notificações. Embora o app tenha o nome da marca do polêmico empresário Elon Musk, é possível “baixar” os sons de outros modelos. Só não espere o ronco do motor de um carro de competição, porque a propulsão dos elétricos é bem mais suave.

Voltbras

Ao procurar um carregador para alimentar a bateria do seu carro elétrico, o usuário encontra algumas importantes funcionalidades no app da Voltbras. Uma delas é que as seções de recarga são salvas para controle de gastos e consumo do motorista, que fica sabendo também quanto de emissão de CO2 foi evitada. O meio ambiente agradece. A recarga pode ser paga por cartão de crédito.