Aumento da consciência ambiental do consumidor tem impulsionado o interesse por veículos elétricos no Brasil. Até 2040, o volume estimado de vendas de automóveis movidos a bateria vai representar 55% dos novos veículos, de acordo com a McKinsey & Company.
A mesma pesquisa indica, ainda, que esse número vai gerar uma receita anual de US$ 65 bilhões. Todos esses dados foram compilados no último sábado, dia 27, para o 7º Dia da Mobilidade Elétrica. O evento disponibilizou test drive de veículos elétricos e miniaturas para crianças.
Em 2022, um levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicou que o mercado de automóveis movidos a bateria já representava expansão de 40% em relação a 2020.
Ao mesmo tempo, o número de estações de recargas públicas e semipúblicas no Brasil era aproximadamente de 1.000 estações de recarga. Atualmente, são cerca de 3.200.
Esse conjunto de fatores têm oferecido um ambiente propício para o avanço deste modelo.
A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) projeta que o futuro do setor de automóveis movidos à bateria nos próximos anos deve ser maior em relação a ônibus e patinetes elétricos. Por outro lado, veículos de passeio devem apresentar desenvolvimento mais baixo.
O estudo Acelerando a mudança rumo à Mobilidade sustentável no Brasil entrevistou 3 mil pessoas, a maioria moradora de centros urbanos. A empresa avaliou as necessidades estruturais e regulatórias deste mercado. Assim como também analisou os segmentos adjacentes e o apetite dos consumidores para comprar um carro elétrico.
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