Uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) completou um voo de teste no Aeródromo de Saint-Cyr-l’École, na região administrativa da Île-de-France, na França. O vertiporto é o primeiro construído para uso comercial específico para carros voadores, os eVTOLs, no País. O teste também deu início à fase de validação operacional de eVTOL na cidade.
Leia também: São Paulo receberá primeiro aeroporto para eVTOLs
De acordo com a Volocopter, empresa de mobilidade aérea sustentável responsável pelo veículo, o teste também avaliou manobras de voo a partir do vertiporto e para a área de decolagem e pouso; manuseio do veículo em solo; comunicação com o controle de tráfego aéreo; e carregamento e gerenciamento de baterias nos vertiportos.
“Por enquanto, os voos de teste são realizados sem passageiros, mas assim que a aeronave for certificada, testaremos voos médicos de emergência com o AP-HP (Centro Hospitalar Universitário de Ile-de-France)”, explica Eduardo Arkwright, vice-CEO do Grupo ADP. O Grupo é responsável pela criação do Aeródromo.
O teste realizado pela empresa ainda serviu para recolher dados sobre a experiência de decolagem e pouso na estrutura. O voo aconteceu no início de agosto. Uma semana depois, o veículo também concluiu um voo dentro das dependências do Palácio de Versalhes, na capital da França.
De acordo com a empresa, o início desta etapa de testes poderá gerar informações práticas para integrar eVTOLs em vertiportos e espaços aéreos em todo o mundo.