Referência entre as capitais e maior PIB, per capta, do Brasil, São Paulo conquistou a primeira colocação no eixo Economia, do Ranking Connected Smart Cites 2022, além de liderar, também, o Mobilidade e Acessibilidade. Isso por que, no âmbito econômico, indicadores como crescimento no número de empregos e nas empresas de tecnologia contribuíram para o resultado positivo.
Leia também: São Paulo lidera também o eixo Mobilidade do Ranking.
Assim, a capital paulistana ficou com a terceira posição, ainda, no cômputo geral do levantamento, depois de liderar, por dois anos consecutivos, mas continua em primeiro entre as cidades da Região Sudeste. Dessa forma, em primeiro lugar na classificação geral, está Curitiba (PR), seguida por Florianópolis (SC).
Para Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, os destaques da cidade no ranking refletem os investimentos feitos pela gestão em diversas frentes, nos últimos anos, bem como os feitos em tecnologia.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a cidade de São Paulo conta com um polo tecnológico, quatro incubadoras de empresas e crescimento positivo de 0,2%, no número de empresas do setor de tecnologia. Importante reforçar, também, que, em torno de 4,5% dos empregos formais da capital, estão no setor de tecnologia, e 4,4%, no de educação, pesquisa e desenvolvimento (P&D).
A cidade também se destaca em indicadores de serviços básicos, oferecidos à população, de meio ambiente. Há universalização da distribuição de água, com 100% da população urbana atendida; 97% têm acesso a esgoto, 99,1% possui coleta de resíduos sólidos – todos indicadores de infraestrutura básica que muitas capitais, bem como cidades litorâneas, possuem deficiência.
São Paulo conta, também, com cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado aos cidadãos. Outro dado importante é o crescimento no número de empregos de 6,7%, em 2022.
Outros diferenciais
Em relação à Tecnologia, eixo com impacto direto na atividade econômica, São Paulo registra velocidade média de 210,6 Mbps, um aumento em relação à pesquisa anterior, com 93,7 Mbps nas conexões de banda larga da cidade. Quase 100% da população da cidade (99,8%) tem cobertura de sinal de 4G.
Outros destaques são o agendamento online de consulta na rede pública de saúde, serviço acelerado pela pandemia e que tem se tornado cada vez mais comum, um Centro de Controle e Operações para monitoramento de segurança e independência de empregos no setor público, de 85%, sendo este último um indicador de governança.
Leia também: Conheça as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.