Conheça 5 dicas de segurança na operação de transporte de carga

Uma jornada de frete organizada e planejada traz mais segurança e eficiência. Crédito: Divulgação

17/10/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 32 segundos

Quando o assunto é transporte rodoviário de carga, logo vem à mente que o sucesso está na eficiência. O que é verdade. Porém, para almejar o sucesso, todo o processo – que se inicia na contração e acaba na entrega da mercadoria – deve estar pautado na segurança.

Afinal, de acordo com dados divulgados pela plataforma Fretebras, a cada sete segundos uma tentativa de fraude é registrada no Brasil. Isso posiciona o País como um dos que mais sofrem com fraudes por ataques virtuais em todo o planeta.

Nesse sentido, ainda de acordo com uma pesquisa que a Fretebras realizou com 225 transportadoras, 63% delas já sofreram algum golpe ou fraude durante a jornada do frete.

Ou seja, no transporte o prejuízo com roubos de cargas para as empresas do setor passa de R$ 1,27 bilhão. Os dados são do levantamento da NTC&Logística realizado em 2021.

Por essa razão, a Fretebras dá algumas dicas de como o transportador pode se prevenir contra fraudes e garantir eficiência em todas as etapas da operação.

Vale ressaltar, porém, que a transportadora que opta por contratar o frete, utilizando plataformas, pode economizar tempo, bem como ter mais garantias de segurança. Isso porque as plataformas investem em tecnologias com o objetivo de reduzir fraudes.

Recursos inteligentes, como a biometria facial, ajudam na contratação mais segura do motorista. Crédito: Divulgação

Por exemplo, na Fretebras, quando o transportador faz uma publicação de frete, a plataforma faz toda a análise do caminhoneiro interessado em transportar a mercadoria publicada.

Dessa forma, verifica toda a documentação do motorista. Para isso, utiliza recursos da inteligência artificial, por meio de biometria facial, até para identificar se tratar da mesma pessoa. A plataforma ainda faz consultas junto a órgãos públicos bem como gerenciadoras de risco. Assim, pode saber se está tudo em ordem com o motorista.

Se estiver tudo certo, a transportadora pode seguir com a negociação com o caminhoneiro.

Outra vantagem em terceirizar o serviço de contratação de frete, por meio das plataformas, é que depois de um serviço bem-sucedido, as empresas de transportes acabam criando um vínculo com o motorista. Assim, podem negociar somente com os que já estão validados.

A Fretebras elencou algumas dicas para tornar a operação de contratação de frete segura. Confira

1. Evite adiantar pagamentos

Durante a negociação, é importante combinar o valor e quando o pagamento será realizado. Para reduzir as chances de golpe, combine o pagamento para depois da entrega da mercadoria. Outra dica é não fazer o depósito em conta bancária de terceiros.

Utilizando a Fretebras, por exemplo, o pagamento pode ser efetuado direto na Conta Digital da Fretebras. Assim, por meio dessa conta, a empresa de transporte tem garantias de que está fazendo o crédito para o caminhoneiro.

De acordo com a pesquisa da Fretebras, quando as empresas foram questionadas sobre qual tipo de fraude já sofreram? 62% dos entrevistados já caíram no golpe do adiantamento. E 42% tiveram suas cargas roubadas.

2. Contrate um seguro

É de extrema importância que a transportadora contrate um seguro. Assim, é possível garantir a própria segurança do caminhoneiro.

Do mesmo modo, é importante fazer consultas nas gerenciadoras de risco. Afinal, um plano de gestão de risco interno ajuda, inclusive, a reduzir o roubo de cargas.

3. Monitore toda a jornada

Plataformas digitais como a da Fretebras podem auxiliar porque mapeiam rotas de riscos e também realizam consulta do motorista em tempo real. Porém, nunca é demais a transportadora acompanhar a rota até a entrega da carga.

4. Defina a rota

Escolher a rota do caminhoneiro também pode favorecer a eficiência da operação. Levando em conta não apenas rotas mais seguras. Mas também as que possuem trechos em boas condições. Isso ajuda a reduzir acidentes.

5. Crie relacionamentos futuros

Após finalizar a operação, a transportadora pode avaliar o motorista. Dessa forma, ela ajuda a criar a reputação do motorista, bem como o histórico das viagens. Nesse sentido, a empresa acaba criando um relacionamento com o motorista. E isso assegura novos negócios no futuro.

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