A empresa chinesa CRRC lançou em 26 de junho o CETROVO 1.0, o primeiro vagão de metrô feito de fibra de carbono. O uso do material no corpo e na estrutura do vagão o torna mais leve e eficiente na questão energética, quando comparado aos vagões tradicionais.
Saiba mais: China desenvolve trem que pode chegar a até 4 mil km por hora
O vagão foi apresentado ao público na cidade de Qingdao, localizada na província de Shandong, no leste da China. Os testes da tecnologia na fábrica já terminaram e o trem deve começar a circular nos trilhos da cidade ainda neste ano, de acordo com a mídia estatal chinesa.
Com o uso de fibra de carbono, a CRRC obteve uma redução de 25% no peso do carro e de 50% nos truques (rodas do vagão). Um vagão mais leve significa mais eficiência energética, será possível economizar 7% de energia na operação do trem, de acordo com a fabricante.
Ao mesmo tempo, a fibra de carbono também permite reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 130 toneladas por ano, destaca Liu Jinzhu, projetista-chefe do trem, em matéria publicada pela agência de notícias do governo chinês. O corte nas emissões equivale ao plantio de cerca de 6,7 hectares de árvores.
Por fim, o metrô com fibra de carbono também é mais resistente e durável do que os vagões tradicionais, além de ter menores custos de manutenção.