A 7ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica aconteceu no sábado, dia 27, em São Paulo. Cerca de 1.200 test-drives em veículos leves e levíssimos foram realizados durante o evento. Além disso, 700 pessoas participaram da carreata, saindo do bairro da Bela Vista com destino à Praça Charles Miller.
Os test-drives aconteceram no Pacaembu, onde estavam os principais fornecedores de eletromobilidade do Brasil. Lá, os visitantes puderam dirigir e testar veículos elétricos e híbridos. Ao mesmo tempo, puderam conhecer sistemas de carregamento, fornecedores relacionados e serviços de compartilhamento.
Marjory da Silva, de 42 anos, não conseguiu acompanhar a carreata, mas chegou ao Pacaembu junto com os carros. A empresária do setor de transporte ficou sabendo do evento por um primo e, ao lado de seu marido, quis ver de perto as novidades. “Nós gostamos muito de participar desse tipo de evento, principalmente se tratando de carro, tem chamado bastante a nossa atenção porque temos a intenção de trocar o carro por um modelo elétrico”, afirma.
Essa foi a primeira experiência da empresária com um veículo elétrico. “O carro é superpotente, extremamente silencioso, tem o modo de operar superinteligente e traz bastante segurança, ao contrário do que eu imaginava”, explica a empresária. Antes do evento, apesar do interesse, Marjory tinha problemas em confiar na tecnologia como a do carro Tesla e a direção via robô. “A experiência me tirou essa sensação ruim”, conta.
Entre os veículos expostos ou disponíveis para test-drive estavam modelos da Jaguar, Tesla, BMW, BYD, Chevrolet e Peugeot. Entre eles, Tesla Model Y, Mustang Mach-E, BYD Han, BYD Tan, Jaguar I-Pace, BMW i3, Mini Cooper Elétrico, Peugeot e-3008 e Peugeot e-2008, GWM Haval H6, Chevrolet Bolt EUV e Peugeot E-Expert.
Para Marcos Nogueira, 39 anos, “o mundo inteiro está passando por uma transformação tecnológica e o mercado de automóveis está mudando. A diversidade de carros no evento mostra que o brasileiro é aberto ao mercado de elétricos”, avalia ele. Além de entusiasta de veículos elétricos, Marcos também é COO da GreenV, uma startup de tecnologia para mobilidade elétrica. Esta foi a terceira vez que ele participou do Dia da Mobilidade Elétrica.
O engajamento do público foi o maior destaque para Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), organizador do Dia da Mobilidade Elétrica. De acordo com Guggisberg, a participação do público em prol de uma mobilidade moderna e sustentável nas grandes cidades é derivada do desejo mais evidente de transição energética dos veículos.
Carros eletrificados e um exemplar da nova frota de ônibus da cidade fizeram um passeio pelo centro de São Paulo e demonstraram os diferenciais desses veículos. Até 2024, 2,6 mil ônibus elétricos farão parte da frota de transporte público na cidade.
Para atingir as metas municipais, a expansão da eletromobilidade precisa passar por investimentos no transporte coletivo.
De acordo com Iêda Oliveira, diretora da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), os ônibus fazem parte do projeto de eletrificação municipal. Para ela, o evento conseguiu mostrar para a população a realidade desses veículos.
A promoção do evento visa estimular o debate e difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana. Também promove uma mobilidade descarbonizada, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos).
Por isso, além de automóveis, modelos de patinetes, bicicletas e motocicletas elétricas também estavam disponíveis.
O evento também disponibilizou a compra de Ingresso Social como uma via de arrecadação. Como resultado, o evento conseguiu reunir 300kg de alimentos. Por fim, encaminhados para a ADEVIRP – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto.