Honda exibe scooter ‘transparente’ e moto de plástico na Semana de Design de Milão

O carro conceito Sustina-C e a Pocket Concept usam acrílico reaproveitado de lanternas de automóveis; já a scooter SH 125i Vetro tem carenagens transparentes. Fotos: Divulgação/Honda

19/04/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 51 segundos

A Semana de Design de Milão acontece de 15 a 21 de abril na cidade italiana. Apesar de seu principal evento, o Salone del Mobile (Salão do Móvel), não interessar diretamente ao mundo das motos, existem diversos eventos fora da mostra que proporcionam a oportunidade para as fabricantes de moto exporem seus produtos que tenham uma ligação particular com o mundo do design. Além da Ducati, com uma exposição que mostra o processo de criação de suas motos, a Honda participa da Semana de Design de Milão exibindo veículos que usam materiais sustentáveis na sua composição.

Os modelos Honda expostos no Museu Diocesano celebrarão o design, a inovação e a sustentabilidade. Tudo para demonstrar as possibilidades estéticas únicas que podem ser alcançadas através da reutilização de materiais. Ao mesmo tempo que ajudam a reduzir as emissões de CO2 através da introdução de elementos reciclados mais inovadores no processo de produção.

Protagonista do “Jardim das Ideias”, organizado pela Vanity Fair, a Honda apresenta os veículos conceito SUSTINA-C e Pocket, juntamente com a scooter SH125i ‘Vetro’. O diferencial dos modelos, do ponto de vista de design, é justamente o uso de materiais mais sustentáveis.

Scooter Honda ‘transparente’

Scooter mais vendida da Itália, a SH 125i ganhou uma versão Vetro que, como o nome permite supor, tem carenagens verdes semitransparentes não pintadas. “Vetro”, que significa vidro em italiano, é uma edição especial que apresenta distintos painéis de carenagem verdes semitransparentes sem pintura.

Desenvolvido em parceria com a Honda do Japão, o novo material substitui o plástico ABS tradicionalmente utilizado em peças e componentes não estruturais. Os métodos de produção das carenagens da scooter emitem menos 9,5% de CO² ao ano, em comparação com as carenagens tradicionais pintadas. Lançada no ano passado, as verssões Vetro da SH 125i e da SH 150i já estão à venda na Europa.

“A SH125i Vetro demonstra como pequenas mudanças nos materiais utilizados podem trazer benefícios ambientais tangíveis. Trabalhamos arduamente na nossa fábrica em Atessa para tornar nosso métodos de produção mais eficientes. É uma forma de reduzirmos as emissões de poluentes”, afirmou o diretor geral da Honda Italia Industriale, Marcello Vinciguerra, Managing Director.

Conceitos Honda usam ‘plástico de lanternas’

Mostrado pela primeira vez no Japan Mobility Show de 2024, o Conceito SUSTINA-C explora como a sociedade poderia se libertar das restrições de recursos finitos. O carro vem acompanhado pela Pocket Concept, uma motocicleta compacta que pode ser guardada no porta-malas e proporciona mobilidade na última milha.

Honda Pocket Concept é moto dobrável feita de plástico reciclado de lanternas

Os painéis são fabricados com resina acrílica reciclada proveniente de lanternas traseiras. Os painéis externos não necessitam de pintura, permitindo à Honda criar um acabamento único e sem pintura que não seria possível com materiais tradicionais.

O uso da resina acrílica poderia reduzir as emissões durante a produção em até 45 por cento, de acordo com a Honda. Parte por meio dos materiais reciclados utilizados, mas também pelos painéis sem pintura. Afinal, a pintura pode ser responsável por até 80% das emissões de CO² em uma fábrica de automóveis.