Está aberto o credenciamento a quem quiser visitar a Fenatran. Em sua 23ª edição, o evento considerado como o maior do setor de transportes da América Latina volta a ser presencial após três anos. Segundo a organização, não há cobrança de ingresso.
De acordo com Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran, a edição deste ano vai ser 20% maior do que a de 2019. Terá a participação de mais de 500 marcas, que vão ocupar uma área de cerca de 100 mil m². São esperados 65 mil visitantes ao longo dos cinco dias do evento.
Entre as novidades, a edição deste ano contará com a volta da Ford e a estreia da JAC Motors. A norte-americana já produziu caminhões no Brasil e vai levar a nova linha Transit. A montadora chinesa, por sua vez, apresentará sua família de vans e caminhões elétricos, caso do E-JT 12,5, que acaba de ser lançado no País. Bem como um novo modelo, com peso bruto total (PBT) acima de 12,5 toneladas.
As marcas DAF, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volvo também confirmaram novidades. Um dos destaques será os motores atualizados. Isso porque, a partir de 1º de janeiro de 2023, entra em vigor, no País, o Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões é equivalente ao Euro 6, vigente na Europa.
De acordo com os organizadores da Fenatran, as marcas vão oferecer test drive em uma área exclusiva, no lado externo dos pavilhões. Assim, devem ser realizados cerca de 2.500 testes durante o evento.
Conforme representantes das montadoras, a 23ª Fenatran vai abordar temas ligados à redução das emissões. Portanto, são esperados lançamentos como modelos eletrificados e a gás. Uma das novidades deverá ser o Iveco Hi-Way movido a biometano e gás natural, modelo já em testes, no Brasil, e que será produzido na fábrica da marca, em Sete Lagoas (MG).
Conforme as fabricantes, a Fenatran é uma boa oportunidade para fechar negócios. Aliás, as marcas apostam que 2023 seja melhor do que 2022 em vendas. Afinal, muitas empresas devem antecipar a renovação de suas frotas para fugir dos aumentos de preço. Segundo as montadoras, com as novas tecnologias para atender às regras do Proconve P8, os caminhões vão ficar até 30% mais caros.
Por ora, o mercado registra queda de 1,24% nas vendas. Ou seja, na comparação de janeiro a julho deste ano com o mesmo período de 2021. O principal motivo da retração é a queda na oferta de caminhões novos. Isso porque as fabricantes ainda enfrentam falta de peças e insumos, sobretudo de chips e pneus. Porém, a expectativa é de recuperação do volume de vendas nos próximos meses.
Não são apenas as montadoras que apostam na feira. De acordo com José Spricigo, presidente da Anfir, as fabricantes de implementos ocuparão área superior a 15 mil m² na feira. Segundo ele, serão mais de 50 expositores. Além disso, a associação trará ao Brasil mais de 30 clientes de países da América Latina.
A ação, batizada de Rodada de Negócios, visa divulgar as novas tecnologias e as tendências do setor. No mesmo sentido, a Anfir vai participar do IAA, considerado como o maior salão de transporte da Europa. O evento será em Hannover, na Alemanha, entre os dias 20 e 25 de setembro. Segundo a Anfir, pela primeira vez na história, fabricantes brasileiras vão expor no evento alemão. No total, serão 17 empresas, como Randon, Librelato e Ibiporã.
Para fazer o credenciamento gratuito, acesse: fenatran.com.br/pt-br/credenciamento