Parker Treacy, CEO e cofundador da Cobli, empresa de tecnologia especializada em potencializar a gestão de frotas, participou do painel “Informação que transforma: data analytics para modernizar a conexão entre pessoas e cidades”, do Summit Mobilidade Estadão. Na entrevista a seguir, ele conta como a Internet das Coisas (IoT) e a ciência de dados são essenciais para as operações.
Qual é a importância de transformar os dados em conhecimento para potencializar a gestão de frotas?
A performance operacional é o diferencial competitivo em logística. A empresa precisa medir tudo para entender como aplicar o seu esforço para melhorar a operação. Contar com uma plataforma que traz os dados e uma inteligência para o negócio não é simplesmente um ativo competitivo relevante, é uma necessidade para concorrer hoje em dia. Com todas as métricas no detalhe e na palma da mão, fica mais fácil a melhoria contínua. As empresas podem usar a videotelemetria e telemetria para digitalizar a operação e melhorar a eficiência do uso de combustível de seus veículos, identificar padrões de comportamento dos motoristas e monitorar o uso da frota para evitar avarias.
Como a tecnologia ajuda a identificar o que realmente é relevante em um volume grande de dados?
Tecnologias modernas – como IoT, inteligência artificial e big data – transformam dados em informações acionáveis. Elas fornecem a visibilidade de tudo que está acontecendo e destacam as situações que o gestor da frota realmente precisa atuar. Assim, é possível procurar oportunidades de fornecer feedbacks para prevenir acidentes e gastar menos, seja com rotas mais curtas ou infrações ao volante. A ABC Cargas, nosso cliente de transporte rodoviário de carga, conseguiu zerar os acidentes no trecho da Barra do Turvo (PR) da Rodovia BR-116, um dos locais mais delicados da sua operação, onde tinha em média 1 acidente a cada 21 dias. O resultado gerou um impacto direto no orçamento. Apenas em acionamento da franquia do seguro, houve uma economia de aproximadamente R$ 120 mil por ano. Com a Cobli Cam, um cliente do ramo de peças diminuiu em 40% os custos das infrações da frota. E reduziu a praticamente zero as multas de uso de celular. Dito isso, tudo começa com a coleta de dados via telemetria e videotelemetria para otimizar e potencializar a gestão da frota.