JAC Motors lança o furgão 100% elétrico E-JV5.5

Furgão tem capacidade volumétrica de 5,5 m³ e 805 kg de carga útil. Foto: Divulgação JAC Motors
Andrea Ramos
10/08/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos, 7 segundos

O mercado de veículos elétricos continua a avançar rapidamente no Brasil, sobretudo os de modelos de carga menores, que podem circular nos centros urbanos. Uma das novidades vem da JAC Motors, que lança, no País, o furgão E-JV 5.5, com capacidade volumétrica de 5,5 m³ e 805 quilos de carga útil.

O modelo tem peso bruto total (PBT) de 2,8 toneladas e traz motor elétrico de 204 cv e 30,1 mkgf de torque. Além disso, a bateria possui 50,2 kWh de capacidade, e a autonomia alcança 300 quilômetros. Se o furgão E-JV 5.5 for conduzido no modo ECO – sistema que aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e frenagens –, a autonomia pode chegar a 350 quilômetros, com o ar-condicionado ligado.

O pequeno furgão é equipado de série com transmissão direta, ar-condicionado e trio elétrico. E ainda conta com regulagem de altura no volante e sistema Auto Hold, que mantém os freios travados ao parar em um semáforo, por exemplo. Dessa forma, poupa componentes do freio. Esse sistema auxilia também na partida em rampa.

O novo E-JV 5.5 também oferece sensor de pressão nos pneus (TPMS), sensor de obstáculos traseiro, luzes de neblina dianteiras e traseiras e rodas de alumínio de 15”. A bordo, tem multimídia com tela de 10,25”, que permite espelhar o celular. Além disso, o motorista pode baixar aplicativos como Waze e Google Maps. O equipamento inclui câmera de ré.

Primeiras impressões

O interior do novo furgão é bem rebuscado, até mesmo em comparação aos irmãos maiores. Além de oferecer um painel com material mais nobre, imitando madeira e couro. Todos os comandos ficam à mão do motorista. Esse padrão superior de acabamento faz sentido, já que o veículo vai disputar mercado com os elétricos Citroën e-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo.

Por sinal, os concorrentes contam com baterias de 100 kWh e autonomia para 330 quilômetros. E são mais caros, pois têm preço mínimo de R$ 329.990.

Nossa primeira impressão ocorreu nas ruas estreitas da região de Osasco (SP). Ou seja, no “hábitat natural” do veículo. Ele entrega bom comportamento, mesmo vazio, e é fácil de manobrar, graças à direção elétrica, que é leve mesmo na hora de estacionar. A câmera de ré faz total diferença e, com ótimas imagens, traz visão completa da traseira.

Novo furgão será exposto na Fenatran junto com mais três caminhões 100% elétrico que a JAC Motors promete lançar na feira.
Fotos: Divulgação JAC Motors

Mas o torque é o seu ponto alto. Vazio, o veículo responde, rapidamente, às solicitações do acelerador. Porém, sem consumir muita energia. Ou seja, mesmo a 50 km/h, o modelo roda no modo eficiência, segundo indicação do computador de bordo.

Em marcha, nessa velocidade, com o ar-condicionado ligado, o nível de ruído foi de, apenas, 51 decibéis. Isso, claro, porque a aferição aconteceu em uma rua tranquila da região. Ou seja, sem a interferência de outros veículos.

Crescimento do e-commerce

De acordo com Sergio Habib, presidente da JAC Motors, o modelo possui todos os predicados para ser bem-sucedido, no País. Isso por causa das ações crescentes de ESG das empresas de transporte. E o momento crescente do e-commerce. “No segmento de veículos comerciais, o E-JV 5.5 será bem vendido, visto que o segmento está em franca expansão. Além disso, criamos um posicionamento de preços bem agressivo. Por isso, estimamos vender cerca de 300 unidades, neste ano”, diz Habib.

Para o ano que vem, o executivo prevê 600 unidades do novo veículo, que, basicamente, se destina às operações de última milha. Assim, seu público-alvo será o grande embarcador. Apesar disso, Habib enxerga oportunidade de venda para transportadoras menores, mas que rodam bastante, inclusive em operações interurbanas de curtas distâncias.

Aposta no mercado de elétricos comerciais

O novo modelo é o quinto veículo comercial 100% elétrico e alimentado por baterias que a JAC Motors traz ao mercado brasileiro. Ela estreou, no segmento, com o iEV1200T, que já vendeu 600 unidades, em 2021, e, neste ano, a JAC tem projeção de mais 1.000 emplacamentos. O caminhão é oferecido ao mercado com PBT de 8,5 toneladas.

Segundo Habib, o sucesso de vendas se deve às demandas mais rígidas de grandes corporações, com relação às políticas de ESG. Não por acaso, 80% das vendas do iEV1200T são direcionadas aos embarcadores. A montadora oferece, ainda, o VUC iEV350T (de 7,5 toneladas de PBT), o furgão maior iEV750V, de 12 m³ de capacidade volumétrica, e a van iEV750Vip, para 14 passageiros. Juntos, a JAC vendeu 300 unidades. No próximo ano, a marca espera chegar a 700.

O novo furgão chega ao preço de R$ 314.900