A Kawasaki Ninja ZX-4R vai ser o grande lançamento da marca japonesa no Festival Interlagos 2023. Apresentada no exterior no início deste ano, a nova Ninja ZX-4R tem um motor de apenas 400 cc, mas com quatro cilindros em linha. Apesar da pouca capacidade cúbica, o tetracilíndrico produz até 80 cv de potência máxima!
A Ninja ZX-4R é a única esportiva com essa cilindrada que usa um motor de quatro cilindros em linha. Apesar de ter apenas 399 cm³ de capacidade, o motor DOHC atinge altos giros – uma característica dos motores com essa configuração. Segundo a Kawasaki, o motor da Ninja ZX-4R gira acima dos 15.000 rpm.
Dessa forma, o novo modelo produz quase o dobro da potência da Ninja 400, atualmente à venda no Brasil e cujo motor de dois cilindros oferece 42 cv. Na ficha técnica, a ZX-4R produz 77 cv de potência máxima a 14.500 rpm (80 cv com a indução direta de ar, o tal RAM Air) e um torque de 4,0 kgf.m a 13.000 giros.
Além do motor de quatro cilindros de alto desempenho, a Ninja ZX-4R conta com um conjunto ciclístico digno das superesportivas de maior cilindrada. Afinal, precisa “suportar” a alta potência do compacto motor de quatro cilindros. O quadro de aço em treliça traz um conjunto de suspensão que conta com garfo telescópico invertido Showa BFF-SP, na dianteira, e monoamortedor, fixado por links horizontalmente, na balança traseira.
Os freios usam dois discos flutuantes de 290 mm de diâmetro na dianteira, com pinças monobloco de fixação radial, na frente, a fim de parar os 188 kg da esportiva. Atrás, há um disco simples de 220 mm de diâmetro, com sistema ABS de dois canais.
Além do sistema ABS, a “Ninjinha” ZX-4R conta com quatro modos de pilotagem: Road, Rain, Sport e User (que pode ser personalizado). Os modos ajustam a entrega de potência e o controle de tração.
O painel com tela de TFT colorida se assemelha aos dos modelos maiores da Kawasaki e conta com conexão Bluetooth para smartphones, por meio do app Rideology. O aplicativo oferece uma espécie de telemetria, com diversas informações sobre a moto.
Embora ainda não tenha confirmado, o lançamento da nova Ninja ZX-4R, informações de bastidores garantem que a esportiva não vai substituir nenhuma modelo da marca. A nova Ninja irá se juntar a renascida Ninja 300 e a Ninja 400.
Segundo apuramos, a versão que virá ao Brasil, deverá ser equivalente a Ninja ZX-4R Special Edition, vendida na Europa. Nessa versão, a ZX-4R ainda traz quick-shifter bidirecional, sistema que permite subir ou reduzir as marchas do câmbio de seis velocidades sem usar a embreagem.
O preço e a data de lançamento oficial do modelo devem ser revelados no Festival Interlagos 2023, que acontece no Autódromo José Carlos Pace, entre os dias 22 e 25 de junho. Entretanto, não espere que a nova esportiva da Kawasaki seja “barata”.
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o modelo em sua versão ZX-4RR, mais esportiva, custa U$ 9.699 (cerca de R$ 47 mil). O valor é somente U$ 1.600 menor do que o pedido pela Ninja ZX-6R, atualmente vendida no Brasil por R$ 75.190. Ou seja, a nova Ninja ZX-4R de quatro cilindros poderá custar (bem) mais de R$ 50 mil por aqui.