Kawasaki Ninja ZX-4R: nova esportiva de quatro cilindros chega ao Brasil

Nova "Ninjinha" de 400 cc tem suspensão invertida, na dianteira, e tecnologia de motos maiores; conheça. Fotos: Divulgação/Kawasaki

19/06/2023 - Tempo de leitura: 3 minutos, 6 segundos

A Kawasaki Ninja ZX-4R vai ser o grande lançamento da marca japonesa no Festival Interlagos 2023. Apresentada no exterior no início deste ano, a nova Ninja ZX-4R tem um motor de apenas 400 cc, mas com quatro cilindros em linha. Apesar da pouca capacidade cúbica, o tetracilíndrico produz até 80 cv de potência máxima!

A Ninja ZX-4R é a única esportiva com essa cilindrada que usa um motor de quatro cilindros em linha. Apesar de ter apenas 399 cm³ de capacidade, o motor DOHC atinge altos giros – uma característica dos motores com essa configuração. Segundo a Kawasaki, o motor da Ninja ZX-4R gira acima dos 15.000 rpm.

Dessa forma, o novo modelo produz quase o dobro da potência da Ninja 400, atualmente à venda no Brasil e cujo motor de dois cilindros oferece 42 cv. Na ficha técnica, a ZX-4R produz 77 cv de potência máxima a 14.500 rpm (80 cv com a indução direta de ar, o tal RAM Air) e um torque de 4,0 kgf.m a 13.000 giros.

Nova Ninja ZX-4R tem tecnologia de superesportiva

Além do motor de quatro cilindros de alto desempenho, a Ninja ZX-4R conta com um conjunto ciclístico digno das superesportivas de maior cilindrada. Afinal, precisa “suportar” a alta potência do compacto motor de quatro cilindros. O quadro de aço em treliça traz um conjunto de suspensão que conta com garfo telescópico invertido Showa BFF-SP, na dianteira, e monoamortedor, fixado por links horizontalmente, na balança traseira.

Os freios usam dois discos flutuantes de 290 mm de diâmetro na dianteira, com pinças monobloco de fixação radial, na frente, a fim de parar os 188 kg da esportiva. Atrás, há um disco simples de 220 mm de diâmetro, com sistema ABS de dois canais.

Nova esportiva da Kawasaki tem painel com conexão Bluetooth e modos de pilotagem

Além do sistema ABS, a “Ninjinha” ZX-4R conta com quatro modos de pilotagem: Road, Rain, Sport e User (que pode ser personalizado). Os modos ajustam a entrega de potência e o controle de tração.

O painel com tela de TFT colorida se assemelha aos dos modelos maiores da Kawasaki e conta com conexão Bluetooth para smartphones, por meio do app Rideology. O aplicativo oferece uma espécie de telemetria, com diversas informações sobre a moto.

Quanto vai custar a nova Ninja?

Embora ainda não tenha confirmado, o lançamento da nova Ninja ZX-4R, informações de bastidores garantem que a esportiva não vai substituir nenhuma modelo da marca. A nova Ninja irá se juntar a renascida Ninja 300 e a Ninja 400.

Nova Ninja ZX-4R de quatro cilindros não será barata: preço deve chegar a R$ 50 mil

Segundo apuramos, a versão que virá ao Brasil, deverá ser equivalente a Ninja ZX-4R Special Edition, vendida na Europa. Nessa versão, a ZX-4R ainda traz quick-shifter bidirecional, sistema que permite subir ou reduzir as marchas do câmbio de seis velocidades sem usar a embreagem.

O preço e a data de lançamento oficial do modelo devem ser revelados no Festival Interlagos 2023, que acontece no Autódromo José Carlos Pace, entre os dias 22 e 25 de junho. Entretanto, não espere que a nova esportiva da Kawasaki seja “barata”.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o modelo em sua versão ZX-4RR, mais esportiva, custa U$ 9.699 (cerca de R$ 47 mil). O valor é somente U$ 1.600 menor do que o pedido pela Ninja ZX-6R, atualmente vendida no Brasil por R$ 75.190. Ou seja, a nova Ninja ZX-4R de quatro cilindros poderá custar (bem) mais de R$ 50 mil por aqui.