O Metrô adotou um novo sistema de comunicação por rádio com mais de três mil equipamentos. A nova rede substitui o sistema analógico e deve aumentar a agilidade nos diálogos entre técnicos, operadores e demais responsáveis pelo funcionamento diário do transporte.
O sistema de comunicação por rádio móvel terrestre digital disponibiliza uma cobertura uniforme entre os agentes, facilitando a comunicação em tempo real. Até então, a operação do metrô contava com um sistema analógico de comunicação, com rádios com frequência fixa e conectados a cabos, para irradiar e receber sinal.
De acordo com o Metrô, desta forma, a comunicação ficava limitada, com interferências em situações com alta interferência telefônica, como em jogos e demais eventos com grande fluxo de passageiros.
Leia mais: Linha 19-Celeste do metrô: o que se sabe sobre o ramal que irá ligar Guarulhos ao centro de SP
Com a nova rede, a empresa espera que as respostas às demandas diárias e as urgentes fiquem mais rápidas e garantam uma coordenação operacional. O sistema interliga a comunicação entre três linhas do metrô. A comunicação pode ser acessada pela linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Amarela.
A tecnologia foi desenvolvida pela Motorola Solutions. De acordo com a empresa, os equipamentos de rádio contam com recursos de criptografia, chamadas de emergência em grupo com priorização de canais de voz e, ainda, comunicação contínua em áreas subterrâneas.