Projeto debatido desde 1968, a linha de metrô entre Rio de Janeiro e Niterói volta a ser pauta de discussão. Também conhecido como Linha 3, a construção do ramal envolveria um túnel submerso que cruzaria a Baía de Guanabara, ligando a capital carioca à Niterói e São Gonçalo. O plano voltou a ser alvo de debates graças à possibilidade do Rio sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
Leia também: Metrô da Gávea vai ter obras retomadas? Confira detalhes sobre a estação
A linha 3 começaria seu trajeto na Estação Carioca, onde as linhas 1 e 2 do sistema do Rio de Janeiro já obedecem parada. Em seguida, o metrô seguiria por 3 km abaixo do mar, na Baía de Guanabara, até chegar em Niterói, na Praça Arariboia.
Por fim, o ramal seguiria seu trajeto até São Gonçalo, fazendo a última parada no bairro de Alcântara. Em uma versão mais antiga do traçado, o governo desejava estender a linha até Guaxindiba, totalizando 15 estações e 36 km de trilhos. De acordo com os cálculos iniciais, cerca de 554 mil pessoas usariam o meio de transporte todos os dias.
A obra facilitaria o trânsito entre a capital carioca e cidades de sua região metropolitana (Niterói e São Gonçalo). Atualmente, o percurso pode ser feito de balsa, carro ou ônibus. Usando carro ou ônibus, é necessário cruzar a Ponte Rio-Niterói, saindo da Estação Carioca, o trajeto pode demorar cerca de 1 hora, no horário de pico. Com o metrô, o tempo pode cair para 20 min.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou um edital de concorrência para a realização de estudos técnicos e de viabilidade para o metrô Rio Niterói em dezembro de 2023. No entanto, a licitação foi suspensa em julho de 2024 após suspeitas de irregularidades.
Para tornar o projeto realidade, o governo estadual precisa fazer nova licitação e recomeçar o processo. Isso representa apenas mais uma pedra no caminho do ramal, que está em planejamento desde 1968.
Leia também: Quais são os passos necessários para criar uma nova linha de metrô?