Moto autônoma? Nova KTM terá tecnologia inédita que acelera e freia ‘sozinha’


Há 12 dias - Tempo de leitura: 6 minutos, 7 segundos

A Bosch apresentou um novo sistema de radares que promete aumentar a segurança do motociclista. Com seis sistemas de assistência ao condutor, cinco deles inéditos, a tecnologia da Bosch irá estrear em uma nova moto KTM. Entre as novidades estão as funções “Stop&Go”, que proporciona uma parada controlada como suporte ao motociclista. Mas também existe a “assistência para distância de pilotagem”, que reduz a aceleração da moto ou aplica os freios conforme necessário. Trata-se de uma tecnologia inédita que acelera e freia motocicleta “sozinha”, transformando-a quase em uma moto autônoma.

De acordo com a pesquisa sobre acidentes da Bosch, os sistemas poderiam prevenir um em cada seis acidentes com motos nas estradas alemãs. A nova moto KTM, que será lançada no Salão de Milão 2024, que acontece entre 5 e 10 de novembro, terá quatro dessas cinco funcionalidades inéditas. Mas será uma moto autônoma, que acelera e freia sozinha?

“O objetivo da Bosch é tornar a motocicleta ainda mais segura e confortável empregando novas tecnologias inovadoras, porém sem diminuir o prazer de pilotar”, garante Geoff Liersch, Presidente mundial de duas rodas e powersports da Bosch. Afinal, apesar de as novas assistências serem capazes de acelerar ou frear a moto sozinha, a vontade do motociclista sempre prevalece sobre a eletrônica.

Nova moto KTM terá tecnologia inédita

A KTM incorporará as quatro funções de assistência ao condutor da Bosch que usam o radar frontal em um novo modelo. Embora não tenha sido revelado qual a moto, rumores indicam que será a nova KTM 1390 Adventure, com câmbio automático, o provável lançamento da marca austríaca no Salão de Milão deste ano que irá trazer a nova tecnologia.

Quinta geração do ARAS para motos conta com radares frontal e traseiro, além de diversos sensores

Não é a primeira vez que Bosch e KTM trabalham juntas. Em 2013, as empresas colaboraram no lançamento bem-sucedido do sistema de controle de estabilidade da motocicleta. “Estamos animados que a KTM seja a primeira a utilizar essas novas funções”, diz Stefan Haist, líder do time KTM de sistemas de controle de chassis.

Novos sistemas de assistência da Bosch

Conheça a seguir as seis novas assistências de condução presentes no novo sistema de radares da Bosch.

Controle de cruzeiro adaptativo – Stop & Go (ACC S&G)

Para os motociclistas, os engarrafamentos podem ser cansativos e perigosos, pois que precisam usar constantemente a embreagem, os freios e começar a se mover novamente. Para facilitar essa tarefa, a Bosch lançou o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em 2020. Uma vez que se defina uma velocidade, o sistema ajusta constantemente a velocidade do veículo ao fluxo do tráfego. Mantendo, dessa forma, a distância segura necessária em relação ao veículo da frente.

Sistema de radares com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) estreou na Ducati Multistrada V4 em 2020. Foto: Divulgação/Ducati

Agora, a Bosch elevou essa tecnologia a um novo nível oferecendo maior conforto na pilotagem por meio da nova função ACC S&G. O sistema, que proporciona uma parada controlada como suporte ao motociclista, funciona melhor com uma transmissão automática, como a utilizada na nova moto da KTM. Se a motocicleta parar, não há necessidade de os pilotos usarem a embreagem. Pode-se colocar a moto em movimento simplesmente pressionando um botão ou ativando brevemente o acelerador assim que o veículo à frente começar a se mover.

Assistência para passeios em grupo (GRA)

Pilotar em grupo em uma formação escalonada é comum entre os motociclistas. Entretanto, isso pode ser desafiador com o ACC, pois a função espera que as motocicletas à frente estejam no meio da faixa. O GRA é uma adição útil ao ACC, pois utilizando um algoritmo, detecta quando um grupo está pilotando em formação escalonada. Dessa forma, regula a velocidade para manter automaticamente a mesma distância das motocicletas à frente. A função ajuda os pilotos a alcançarem uma formação de grupo natural. Quando não estão pilotando em grupo, o sistema GRA funciona da mesma forma que o ACC.

Assistência para distância de pilotagem (RDA)

Quando o tráfego flui suavemente e o RDA está ativado, ele ajuda a manter uma distância apropriada dos veículos à frente, prevenindo assim colisões traseiras. A diferença para o ACC é que, quando o RDA está ativado, a motocicleta pode ser controlada normalmente através do acelerador. Durante a pilotagem, o sistema reduz automaticamente a aceleração do veículo ou aplica os freios conforme necessário. Nesse momento que entra em ação uma tecnologia que quase transforma a motocicleta em uma moto autônoma, já que pode acelerar e frear sozinha.

Sistema de Assistência para a distância de pilotagem pode acelerar e frear ‘sozinho’, ou seja, quase uma moto autônoma

Vale lembrar que o pilotos podem definir a distância desejada em relação ao veículo à frente com antecedência. Caso desejem, também podem usar um interruptor para desativar a função ou acelerar para anular a desaceleração gerada pelo sistema RDA. Isso permite que a função se integre de forma natural e confortável à dinâmica da pilotagem, de acordo com a Bosch.

Assistência de frenagem de emergência (EBA)

Situações perigosas na estrada exigem não apenas uma resposta rápida, mas, em muitos casos, uma frenagem de emergência. Cada segundo conta quando se trata de prevenir colisões e evitar consequências potencialmente graves.

Sistema de frenagem de emergência alerta o motociclista, mas também aplica a pressão necessário nos freios para evitar uma colisão

O EBA é acionado quando o sistema detecta um risco de colisão e o piloto não freia com força suficiente. Nesse caso, a função aumenta ativamente a pressão de frenagem nas rodas para reduzir a velocidade da motocicleta o mais rápido possível. Essa tecnologia, contudo, já apareceu na BMW R 1300 GS, lançada em 2023. Outra tecnologia que mostra que seria possível criar uma moto autônoma, porém não seria desejável.

Aviso de distância traseira (RDW)

Mesmo em um carro, pode ser difícil manter um olho constante no tráfego que se aproxima por trás. Já em uma motocicleta isso exige um nível extra de concentração. O RDW monitora a situação atrás do piloto e pisca um aviso no display se outro veículo se aproximar demais. Com base nesse aviso, o piloto pode tomar medidas para evitar uma colisão traseira, como acelerar ou mudar de faixa.

Aviso de colisão traseira (RCW)

O RCW avisa os veículos atrás da motocicleta quando uma colisão traseira é iminente, por exemplo, ativando as luzes de emergência. Dessa forma, a função protege os motociclistas de acidentes causados pela necessidade de frear inesperadamente ou por um veículo que não os vê. A função funciona tanto quando a moto está parada em semáforos, em um engarrafamento ou pilotando em tráfego fluido.