A Suzuki irá participar da famosa prova as “8 horas de Suzuka” com uma moto esportiva GSX-R 1000R alimentada com combustível 100% sustentável. A 46ª edição da prova, que acontece entre 1º e 3 de agosto deste ano, será válida como uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance.
A equipe Suzuki Carbon Neutrality Challenge, assim como em 2024, irá disputar a categoria Experimental. Composta por funcionários da fabricante japonesa, a Equipe irá usar uma moto com diversos itens sustentáveis, incluindo combustível 100% sustentável, substituindo os 40% de biocombustível do ano passado.
Afinal, em 2025, o objetivo da equipe é alcançar um nível mais alto de redução do impacto ambiental e melhorar a competitividade. De acordo com a Suzuki, o desafio é superar o oitavo lugar geral obtido no ano passado.
“Continuaremos participando das 8 Horas de Suzuka este ano como parte do desenvolvimento tecnológico da empresa na área de sustentabilidade. Isso não significa apenas que estamos simplesmente dando continuidade às nossas atividades, mas também que temos o propósito de superar diversos problemas estabelecendo metas mais elevadas. Acredito que, ao desenvolver produtos em conjunto com nossas empresas parceiras, isso nos levará a um futuro melhor. Peço a torcida de todos os fãs”, afirmou o diretor presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki.
Para acelerar ainda mais o desenvolvimento de tecnologias de desempenho ambiental por meio da competição nas exigentes condições das corridas de resistência, a Suzuki definiu metas mais elevadas para buscar feedback técnico para produtos futuros. Ou seja, além do combustível sustentável, a moto da equipe Suzuki CN Challenge irá utilizar outros itens sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
“Este ano, expandiremos o uso de itens sustentáveis e nos empenharemos no desenvolvimento tecnológico para enfrentar o desafio de um desempenho ainda maior em sustentabilidade. Nas 8 Horas de Suzuka deste ano, desafiaremos o campo da CN (Neutralidade de Carbono) e manteremos como tema a redução generalizada da poluição ambiental”, explicou o gerente geral de motocicletas da Suzuki, Tsuyoshi Tanaka.
Os pneus Bridgestone, por exemplo, terão uma taxa maior de materiais reciclados e recicláveis. Assim como o combustível Excellium Racing 100 da Total Energies, o lubrificante da Motul usará como base um óleo de origem natural. A carenagem de fibra de carbono também usará fibra reciclada e, até mesmo o escapamento Yoshimura terá titânio edo-friendly, para reduzir o impacto ambiental da moto de corrida.
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A equipe que competirá na GSX-R1000R será composta por três pilotos, dois dos quais já foram confirmados: o francês Etienne Masson, campeão mundial de Endurance da FIM em 2020 e 2024, atualmente piloto da equipe Yoshimura SERT Motul e já protagonista nas 8 Horas de Suzuka com a CN Challenge Team em 2024; e o japonês Takuya Tsuda, histórico piloto de testes de MotoGP pela Suzuki, com inúmeras participações nas 8 Horas de Suzuka e três pódios em seu nome: dois segundos lugares (2013, 2014) e um terceiro lugar (2016). Tsuda também é atualmente piloto de desenvolvimento do projeto CN Challenge. O nome do terceiro piloto deve ser anunciado em breve.