Novas fabricantes de bicicletas elétricas têm apostado em modelos leves e potentes como possíveis substitutas de automóveis, principalmente os movidos a combustão. A Specialized, por exemplo, acabou de anunciar sua nova linha de bicicletas elétricas ultraleves, em três modelos diferentes. Apesar da economia no lançamento de gases poluentes, no bolso, as bikes podem chegar a custar o mesmo que um carro usado.
Leia também: Bicicleta elétrica dobrável tem câmbio automático e se adapta a qualquer terreno
As bicicletas urbanas da linha Turbo Vado SL 2 Carbon possuem quadro de fibra de carbono e estão divididas em três versões: básica, intermediária e de luxo. A última é uma edição limitada, com apenas 250 unidades. Conforme a empresa, todas as versões têm quadro, garfo e canote de selim totalmente em carbono, além de um design mais próximo das mountain bikes.
A edição limitada, também conhecida como Vado SL 2 Carbon LTD, é a mais leve e a mais cara dentre as três versões e mesmo com diversos recursos extras, ela não promete potência para longas distâncias. O preço inicial da bicicleta de 14,9 kg é de U$ 8 mil (cerca de R$ 45 mil em valores convertidos na cotação atual sem impostos).
Com velocidade máxima de 45 km/h e 320 watts de potência, a bicicleta vem com uma bateria de 520 Wh e promete autonomia de cinco horas, no máximo. De acordo com a empresa, a bicicleta é ideal para trajetos diários de 20 minutos, podendo manter a bateria com energia o suficiente durante uma semana inteira, sem a necessidade de novas recargas. A Vado SL 2 Carbon LTD também permite que o usuário adicione uma bateria opcional de 160 Wh, para adicionar mais horas de autonomia.
Além disso, a bicicleta inclui rodas de carbono, uma transmissão eletrônica da SRAM incorporada ao câmbio traseiro de modelo Force XPLR AXS e manivela FC S996 Carbon, também de carbono. A bike ainda possui freios a disco hidráulicos e um selim da própria Specialized, o Power Pro Mirror. O guidão da bicicleta, produzido pela marca, também é de fibra de carbono.
Os dois modelos principais da linha possuem menos equipamentos, mas também custam um pouco menos. A versão básica, a Vado SL 2 Carbon 6.0, vem equipada com o mesmo motor de 320 w de potência máxima, com velocidade de até 45 km/h e bateria de 520 Wh. Mas as semelhanças com a edição mais cara param por aí.
Além do design mais simples, a 6.0 não traz os mesmos recursos extras. De qualquer forma, o modelo tem transmissão de 1 x 12 velocidades combina um câmbio e trocador Shimano XT e freios a disco hidráulicos.
A Vado SL 2 Carbon 6.0 básica custa U$ 6 mil, algo em torno de R$ 33 mil na cotação atual. Segundo estimativa da empresa, o modelo tem peso aproximado de 15,98 kg. A versão 6.0 equipada, a intermediária, sai da fábrica com alguns recursos adicionais. De acordo com a empresa, o modelo tem descanso de pé da marca e um bagageiro traseiro com limite de 25 kg. A bicicleta mais pesada da linha, com 17,99 kg, custa U$ 6,5 mil, ou mais de R$ 36 mil. Todos os três modelos só estão disponíveis para compra e retirada nas lojas oficiais da empresa, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos.