Estímulo ao empreendedorismo

Capital paranaense obteve primeira colocação no eixo Empreendedorismo, além de liderar o ranking geral. Foto: Getty Images

05/10/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 15 segundos

A criação de um ambiente favorável ao cidadão que deseja empreender fez de Curitiba, capital do Estado do Paraná, a líder no eixo Empreendedorismo, entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes mapeados nesta edição do ranking.

Os curitibanos podem, ainda, celebrar também outras conquistas: a primeira posição no ranking geral, a liderança das cidades da região Sul do Brasil e, ainda, das que possui população superior a 500 mil habitantes.

Na análise de Rafael Greca de Macedo (DEM), prefeito de Curitiba, as conquistas e refletem as ações que a gestão tem priorizado, como o plano de retomada econômica com apoio ao empreendedorismo e iniciativas para viabilizar a transformação digital.

O prefeito revela, ainda, que a cidade está lançando um programa de aceleração econômica. “Essa posição no ranking, e, particularmente, no eixo Empreendedorismo, mostra que estamos no caminho certo”, dissse.

E continua: “Vamos agora buscar a aceleração econômica, apoiando o empreendedor. Já temos um Fundo de Aval criado pelo município para garantia de até R$ 100 milhões em empréstimos, mas ajudaremos o empresário a obter certidão positiva e manter a isenção de alvará para e-commerce.”

E prefeito complementa, ainda, declarando que que foram ampliadas as ações de apoio às startups e foi firmada nova parceria com o Sebrae para oferecer aos empreendedores consultoria para seus negócios.

Curitiba em números

Com quatro polos tecnológicos e 12 incubadoras de empresas, a capital do Estado do Paraná registrou, no período analisado, crescimento de 2,44% no número de empresas de tecnologia.

Houve, também, elevação de 17,3% entre as microempresas individuais (MEIs). Outros destaques são as recentes revisões do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade.

O investimento em infraestrutura e mobilidade foi de R$ 578, por habitante, além da disponibilização ao cidadão do cadastro imobiliário.

Outros recortes

Em meio ambiente, apesar do déficit brasileiro, Curitiba atingiu a universalização dos domicílios urbanos no abastecimento de água, no atendimento de esgoto sanitário e na coleta de resíduos residenciais.

A cidade conta, ainda, com monitoramento eletrônico de áreas de risco e índice de recuperação de materiais recicláveis de 2,49%, com aumento em relação ao registrado no ano anterior.

Destaque para 100% de cobertura 4G no município, densidade de 36,05 acessos de banda larga, para cada 100 habitantes, sistema de agendamento de consulta da rede pública de saúde e nota 9,6 na Escala Brasil de Transparência.

Leia também: confira as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.