As baterias continuam representando o maior custo da fabricação de veículos elétricos. Mas novos projetos para baratear o componente, e deixá-lo mais sustentável, estão em andamento.
A Siemens e a fabricante de baterias Freyr fizeram parceria estratégica para o desenvolvimento de tecnologia industrial. Com isso, a empresa será a principal fornecedora da Freyr em recursos de automação e digitalização, o que levará ao aumento de produção e da eficiência energética de suas gigafábricas, planejadas na Noruega e nos Estados Unidos.
A Freyr pretende equipar suas unidades com novas práticas e ampla gama de produtos e serviços da Industrial Operations X, da Siemens, como gerenciamento do ciclo de vida do produto, computação de borda industrial e ferramentas para conectividade.
Mas não é só isso. A empresa destaca o potencial transformador do metaverso industrial, um gêmeo digital baseado em nuvem das fábricas Freyr da próxima geração, que pode impactar em tomadas de decisões mais rápidas.
O modelo agrega diversas informações, como dados operacionais da fábrica, definições em 3D de máquinas e equipamentos, ergonomia humana, processos de produção detalhados, robôs e veículos automáticos guiados e simulações de produtos.
Ao usar as soluções da Siemens, a Freyr poderá acelerar o sistema de armazenamento de energia. “As empresas compartilham a ideia de criar soluções de baterias sustentáveis em alta escala”, diz Tom Einar Jensen, CEO da Freyr. “A fabricação de células eletroquímicas, por meio de inteligência artificial, ou digitalmente, é a próxima fronteira na produção de baterias.”
“Velocidade, escala e sustentabilidade são atributos perseguidos por nossos clientes. Por isso, somos parceiros dos principais fabricantes de baterias do mundo”, revela Cedrik Neike, membro do Conselho Gestor da Siemens AG e diretor executivo da Siemens Digital Industries.
A experiência da Siemens em automação industrial e tecnologias de gêmeos digitais, combinada com inteligência artificial, permitirá que a Freyr aproveite ao máximo o metaverso industrial. Segundo as parceiras, fabricantes do mundo todo alcançarão novos patamares de digitalização e automação.
Além da relação cliente-fornecedor, a união entre Freyr e Siemens incluirá discussões sobre possíveis opções de financiamento pela Siemens Financial Services e de um contrato de aquisição ou venda mínima de células de bateria.