O Salão de motos Milão, o tradicional EICMA, foi palco de uma estreia mundial que promete mudar a forma como os motociclistas interagem com a estrada. A japonesa Shoei em parceria com a francesa EyeLights apresentou o GT‑Air 3 Smart, o primeiro capacete de série equipado com um head‑up display (HUD) totalmente integrado. Trata‑se de um marco tecnológico, já que até hoje soluções semelhantes dependiam de acessórios externos ou adaptações.
O sistema utiliza um visor Nano OLED de alta luminosidade, capaz de projetar informações no campo de visão do piloto, cerca de três metros à frente. Dados como velocidade, navegação GPS, chamadas e até alertas de radar são mostrados.
De acordo com a Eyelights, o tempo de reação cai cerca de 30%, pois o motociclista não precisa desviar os olhos da via para consultar o painel da moto ou o celular. A tecnologia é fruto da terceira geração de realidade aumentada desenvolvida pela EyeLights, empresa francesa especializada em soluções de mobilidade inteligente.
Além do head‑up display, o capacete GT‑Air 3 Smart traz recursos avançados de conectividade. O capacete é compatível com intercomunicadores universais e possui microfone com cancelamento ativo de ruído. Outra característica interessante é a possibilidade de integração com assistentes de voz como Siri e Google.
O alcance de comunicação é ilimitado, já que o sistema se conecta via rede móvel, e não apenas por Bluetooth. As encomendas para o modelo abriram durante o EICMA e também no site da EyeLights. O novo capacete com head-up display custa 1.299 euros (cerca de R$ 8 mil) e as entregas começam no primeiro trimestre do próximo ano.
A Shoei, reconhecida mundialmente pela qualidade e segurança de seus capacetes, afirma que o GT‑Air 3 Smart inaugura uma nova categoria de produtos. São capacetes inteligentes de fábrica, sem necessidade de adaptações. A União Europeia, inclusive, passou a exigir a homologação de acessórios para capacete, como forma de evitar que a instalação destes comprometesse a segurança.
O impacto da novidade vai além da tecnologia. Trata‑se de um passo importante na integração entre motocicleta e piloto, aproximando o universo das duas rodas de soluções já comuns em automóveis premium. Ao mesmo tempo em que mantém o foco do piloto na estrada.
O HUD embutido no capacete pode se tornar, em pouco tempo, um novo padrão de mercado. Principalmente, em segmentos de turismo e aventura, onde a navegação e a comunicação são fundamentais.