Com o compromisso de desenvolver produtos cada vez mais seguros, tecnológicos e sustentáveis, a Randon está renovando o posicionamento da marca com a Linha New R, em que os produtos trazem importantes soluções de eletromobilidade, inteligência embarcada e também de modularidade. A Linha New R resulta em equipamentos que tornam a operação de transporte mais rentável, usando materiais mais leves e sustentáveis, com redução de consumo de combustível e ganhos ambientais significativos pela diminuição de emissões de gás carbônico.
Um destaque dessa nova fase da Randon é a linha Hybrid R, já à venda. Ela é formada por semirreboques equipados com o e-Sys, um sistema de tração auxiliar elétrico. Desenvolvido pelas Empresas Randon, ele recupera a energia gerada durante descidas e frenagens. Essa energia é armazenada em baterias e devolvida ao conjunto durante subidas e ultrapassagens.
Com o e-Sys, é possível economizar até 25% de combustível, conforme a aplicação. Também se obtém menor desgaste de componentes e, com isso, uma redução importante dos custos de operação.
“Elevamos ao máximo o desenvolvimento de tecnologia, traduzida em um implemento inteligente, com benefícios para o transporte de cargas e para o operador, juntando segurança, rentabilidade e sustentabilidade”, afirma o diretor-superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.
Outra tecnologia da Linha New R que segue esse conceito é a Randon Solar, sistema único na América Latina. Seu sistema utiliza painéis fotovoltaicos ultrafinos, flexíveis e muito resistentes a variações climáticas. Eles captam a luz solar e a convertem em energia elétrica, que pode alimentar qualquer modelo de aparelho de refrigeração híbrido disponível no mercado.
A potência instalada pode chegar a 15 quilowatts, com a possibilidade de gerar até 11,5 mil quilowatts anualmente. Com a Randon Solar, é possível economizar até 1.800 litros de diesel por ano. E a redução anual de emissões de gás carbônico na atmosfera chega a seis toneladas. A energia captada pelo sistema fornece autonomia próxima a 22 horas para cargas refrigeradas, ou 5 horas se forem produtos congelados.
O Randon Solar inclui ainda um algoritmo desenvolvido para o gerenciamento de energia, o que dispensa intervenções do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados relativos ao funcionamento e à performance da geração fotovoltaica podem ser acessados por aplicativo ou por uma interface instalada no próprio produto.
“O Randon Solar chega para mostrar, mais uma vez, que colocamos o nosso compromisso ESG na prática, com tecnologias alinhadas ao desenvolvimento sustentável”, ressalta Trentin. O produto passará por novos testes antes do início efetivo das vendas.
Outra solução da Linha New R se traduz na nova plataforma modular. Sua principal vantagem está na facilidade de customização e de manutenção. A estrutura conta com novas configurações e 14 patentes de invenção, e se diferencia pela montagem em conexões rebitadas, o que reduz em cerca de 70% a utilização de soldas e torna a linha de produção mais amigável ao meio ambiente.
O resultado são equipamentos mais resistentes e até 20% mais leves, trazendo como benefício direto o aumento da capacidade de carga do implemento e a redução de consumo de combustível, além de facilitar as manutenções.
“Com a Linha New R, trazemos as inovações do futuro para o presente, possibilitando a melhor performance dos nossos produtos, que vai se traduzir em ganhos aos transportadores e à sociedade”, afirma Trentin.
Ver Comentários
Parabéns! Visão de futuro no presente!!