Robô aspirador pode ajudar a manter estação de trem limpa; conheça a iniciativa

Palmeiras-Barra Funda será a primeira estação a receber o teste da tecnologia. Foto: Divulgação-Metrô
Fellipe Gualberto
Há 6 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos

A estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, conta com um novo funcionário nada convencional: um robô aspirador. A concessionária está testando a tecnologia, que ajuda na limpeza do local, desde o dia 10 de outubro. A máquina, modelo S50, desenvolvido pela Alabia, permite limpar o local com alto fluxo de pessoas com mais rapidez e facilidade.

Leia também: Como realidade virtual ajuda a formar condutores de trens? Confira iniciativa da ViaMobilidade

Testes com robôs

O robô fica “estacionado” em uma estação quando não está trabalhando. Foto: Divulgação/ViaMobilidade

Em primeiro lugar, o robô aspirador passará por testes durante 10 dias na estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 8-Diamante. Em seguida, os testes mudarão para a estação Vila Olímpia, da Linha 9–Esmeralda, por 10 dias. Por fim, o robô vai operar na estação Pinheiros, também da Linha 9–Esmeralda, por outros 10 dias. Os testes serão sempre durante o período noturno.

“Após a fase de testes, será avaliada a possibilidade de integrar o equipamento como reforço à limpeza das estações por onde passam milhares de pessoas diariamente”, afirma a ViaMobilidade em nota. De acordo com a companhia, nos dias úteis, a estação Palmeiras-Barra Funda recebe, em média, 82 mil passageiros. A Vila Olímpia, por sua vez, é ponto de passagem de 24 mil pessoas, e Pinheiros tem um público diário de 91 mil.

De acordo com a Alabia, empresa que comercializa o robô, a máquina limpa seguindo um cronograma e não requer intervenção humana. O site oficial da companhia ainda afirma que a máquina “acopla-se automaticamente a uma estação de trabalho, onde carrega as baterias, esvazia e enxágua o tanque de água suja e enche o tanque de água limpa para que esteja pronta para a próxima tarefa de limpeza”.