Rodovia em SP recebe postes sem fios com energia transmitida pelo ar


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A rodovia Miguel Jubran (SP-333), via do Estado de São Paulo que atravessa cidades importantes como Ribeirão Preto, Marília e Assis, acaba de receber um sistema de iluminação com postes sem fio, com energia transmitida pelo ar.

Para poder iluminar a via, que é um dos principais acessos de veículos que entram em São Paulo pelo norte do Paraná, o equipamento recebe energia eletromagnética. Ela é captada do ar a partir de ondas de baixa frequência emitidas por rede de antenas de rádio, TV e até a partir da telefonia celular dos motoristas e passageiros, por exemplo.

Com essa tecnologia, o sistema de iluminação dispensa o uso de cabos, fios e até baterias. “A iluminação sem fio é o futuro, pois não fica sujeita a roubos de fiação, chuvas, ventos fortes e outras intempéries que podem ocorrer no dia a dia”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini.

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Os postes sem fios foram implementados pela concessionária Entrevias, na rodovia do Governo de São Paulo Miguel Jubran (SP-333).

Iluminação com postes sem fios

A rodovia Miguel Jubran (SP-333) é um dos principais acessos entre São Paulo e o Paraná. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Sistema de iluminação recebe energia eletromagnética captada do ar. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Postes sem fios diminuem riscos com clima. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Energia eletromagnética “viaja” a partir de redes de celulares, por exemplo. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Sistema de iluminação dispensa o uso de cabos, fios e até baterias. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Estruturas abertas diminuem risco de acidentes com animais. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
De acordo com a concessionária, os cabos de aço permitem uma instalação mais rápida e garantem a mesma resistência das estruturas convencionais. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Cabos de aço e segurança

Além da iluminação sem fio, a concessionária Entrevias também instalou cabos de aço como barreiras de segurança entre as faixas de rolamento, em substituição às estruturas tradicionais de concreto ou metal.

Os cabos de aço permitem uma instalação mais rápida e garantem a mesma resistência das barreiras convencionais. Por serem estruturas abertas, possibilitam ainda a passagem de animais, que antes ficavam presos ao tentar atravessar a rodovia, situação que frequentemente resultava em atropelamentos e acidentes.

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