A Ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau (HZMB) é a maior travessia marítima do mundo. A construção conecta as cidades costeiras de Hong Kong, Zhuhai e Macau e possui 55 km de extensão. Inaugurada em 2018, a ponte custou cerca de U$ 20 bilhões, equivalentes a cerca de R$ 111 bilhões.
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Cruzando as águas do delta do Rio das Pérolas, o terceiro maior do País, a ponte HZMB foi construída para criar um acesso mais rápido entre as cidades, importantes centros comerciais da região. O delta é uma região onde o rio deságua em outro corpo d’água, neste caso, no mar da China Meridional. Com a travessia marítima, a expectativa era a de reduzir o tempo de percurso, antes feito em até quatro horas, para 30 minutos.
A extensão máxima da ponte também inclui as estradas de acesso. De acordo com o Conselho de Turismo de Hong Kong (HKTB), os 55 km de comprimento estão divididos em seções. Primeiro, partindo do Porto de Hong Kong, o Edifício de Desembarque de Passageiros possui uma área de piso de mais de 90.000 metros quadrados.
A partir de lá, a ponte conta com a Hong Kong Link Road, de 12 km de distância, com conexão ao Porto de Hong Kong e à Ponte Principal. Esta parte é composta por um viaduto marítimo de 22,9 km e um túnel submarino de 6,7 km. Após uma distância de 41,6 km, a ponte chega ao Porto de Zhuhai e ao Porto de Macau. De lá, a Zhuhai Link Road, que possui 13,4 km, completa o comprimento total da HZMB para 55 km.
De acordo com a BBC China, a ponte faz parte do plano do país asiático de criar uma Grande Área de Baía. A Baía inclui Hong Kong, Macau e outras nove cidades ao sul da China. A região também tem como propósito se tornar uma importante zona comercial, competindo com as baías de São Francisco, Nova York e Tóquio, por exemplo.
Além da conexão entre as cidades, o governo esperava desenvolver uma rede com foco em tecnologia entre as cidades, a partir da integração entre as regiões. Outros setores, como o logístico e turístico, também esperavam um crescimento nas áreas, com o aumento da circulação.