O sistema de alerta de direção na contramão da empresa Traffic and Parking Control Co (Tapco) recebeu uma nova atualização. A partir de agora, a tecnologia inclui análise de vídeo habilitada para detecção prévia de incidentes em rodovias. A adição faz parte da parceria com a Bosch.
Leia também: Rodovias brasileiras recebem inteligência artificial para ganhar agilidade na fiscalização
A integração das câmeras inteligentes fornece alertas e disparos em tempo real para ativar os sistemas de alerta quando um veículo está viajando na direção errada. A tecnologia empregada nos dispositivos da empresa, emitem alertas de advertência para capturar a atenção do motorista na contramão e incentivar a autocorreção.
Esses alertas intermitentes funcionam a partir de estruturas de sinais com luz de LED, ou sinais iluminados internamente. De acordo com as empresas, uma segunda camada de comunicações de alerta também pode ser acionada por meio da plataforma de software caso o motorista não se autocorrigir. “Quando é detectado um evento de condução em contramão, é necessária uma ação imediata para parar o condutor e evitar acidentes”, afirma Lewis Stallworth, gestor de desenvolvimento de negócios da Bosch.
As instalações com a tecnologia ainda conseguem capturar imagens e vídeos de cada evento de sentido errado, com a funcionalidade de transmitir vídeo ao vivo. O sistema inteligente ainda pode enviar notificações de situações de direção errada em tempo real. As imagens capturadas também fornecem dados para o centro de gerenciamento de tráfego ou agências de fiscalização, responsáveis pelo monitoramento.
O sistema também oferece suporte para conexão com outras redes. Deste modo, a detecção de direção na contramão pode acionar painéis de mensagens suspensos ou enviar alertas para outros veículos conectados, alertando motoristas próximos.
Conforme a Tapco, a geração anterior de sistemas de alerta de direção errada utilizava tecnologia térmica. Com a parceria, a detecção de veículos na direção errada passa a ser mais ágil, com câmeras de alta precisão. “Ignorando perturbações causadas por faróis, condições climáticas extremas, brilho solar ou vibração”, explicam.