A empresa de infraestrutura de recarga Zletric lança, nesta segunda-feira (19), o Programa Membership, iniciativa inédita que proporcionará aos clientes – que compram ou alugam um carro elétrico das empresas parceiras – uma série de benefícios ao usar seus eletropostos espalhados em 15 Estados brasileiros. Em entrevista ao Mobilidade, Pedro Schaan, CEO da Zletric, explica como funcionará o programa.
O que é o programa Membership?
É uma iniciativa que dará aos clientes de nossos parceiros recargas e benefícios em toda a rede da Zletric. Quem comprar ou alugar um carro elétrico, no primeiro momento, poderá realimentar a bateria sem custo, serviço oferecido como benefício pelas empresas participantes aos consumidores finais.
Como surgiu a ideia de criar o programa?
A Zletric nasceu, em 2019, em Porto Alegre (RS), para ser uma operadora de serviços de infraestrutura de recarga. Na capital gaúcha, construímos uma pequena rede, e nosso trabalho chamou a atenção de empresas, como o Grupo Estapar, dono da Ecovagas, com a qual fizemos uma fusão. Acreditamos que o usuário deve recarregar seu veículo ao longo da jornada no dia a dia. Se tiver uma unidade da Estapar por perto, ele poderá recarregar ali ou em 300 eletropostos que mantemos na cidade de São Paulo. Queremos que o consumidor participe desse ciclo de serviços ao parar na frente de uma estação instalada em 51 cidades de 15 Estados brasileiros. Quatro anos atrás, as montadoras começaram a investir na instalação de postos em restaurantes, shoppings e hotéis, mas as ações estavam pulverizadas. Houve um momento que elas procuraram a Zletric para desenvolver um projeto único. Assim, o nascimento do Membership foi um passo natural dentro do objetivo de melhorar a infraestrutura no Brasil e elevar a experiência do usuário de carros elétricos.
O que é preciso para ser membro do programa?
Todos os clientes dos parceiros podem participar, tendo à disposição um programa de benefícios, como a instalação das placas do carro e a recarga do veículo gratuita ou com desconto. A relação será sempre digital. O usuário baixa o aplicativo para inserir o cartão de crédito, selecionar a parceira do Membership da qual é cliente e habilitar o programa de benefícios e outras funcionalidades. Quem não é cliente das empresas engajadas também pode recarregar seus carros no ecossistema da Zletric, mas sem o programa de vantagens.
Quais são os parceiros do Membership?
As marcas da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), Nissan, Volvo, Renault, Movida e Eurobike. Outras companhias, que, inclusive, não são do segmento automotivo, estão interessadas em participar. Há, também, conversas com companhias seguradoras que poderiam oferecer descontos na contratação de uma apólice.
No programa, o cliente acumula pontos para ganhar benefícios na medida em que usa mais a estrutura da Zletric?
Não tratamos o Membership como um programa de pontos. Não adotamos esse critério. Trata-se do início de uma grande jornada. A ampliação na rede aumenta a segurança do consumidor na hora da compra e desmistifica o risco de que ele não terá muitos lugares para fazer a recarga.
Ações como essa ajudarão a disseminar os eletropostos no Brasil?
Sim, até o fim do ano, queremos ter mil eletropostos espalhados no País. Mas a mensagem principal é transmitir segurança ao usuário, dizer a ele que é possível comprar um veículo movido a bateria sem medo de não ter onde recarregá-la. E há o fator econômico: para completar a carga, o consumidor gasta cerca de 60% menos do que encher o tanque de um motor convencional.
Há um número estimado de adesões dos usuários?
O consumidor ainda está entendendo a tecnologia do carro elétrico. Por isso, nossa preocupação inicial não é com o volume de adesões, mas sim ter um 0800 eficiente para esclarecer as dúvidas, além de aquecer o mercado de infraestrutura de recarga.
Outras iniciativas visam incrementar a infraestrutura de recarga no Brasil. A Vibra Energia tem o plano de criar a mais robusta rede rodoviária no País e, nesse sentido, inaugurou seis estações ultrarrápidas nos postos Petrobras, localizados em rodovias no interior de São Paulo e Rio de Janeiro.
Agora, a Vibra conta com sete postos Petrobras preparados para atender à demanda de recargas. A meta da empresa é abrir mais três unidades nos próximos meses, todos com carregadores com potência máxima de saída de 150 kW em corrente contínua e 22 kW em corrente alternada.
Os equipamentos permitem 80% de recarga da bateria em 30 minutos. Mas, para realizar a operação, o consumidor precisa baixar o aplicativo do Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras.
“Estamos empenhados em ampliar a infraestrutura de recarga nas estradas, porque é uma necessidade dos clientes”, diz Bernardo Winik, vice-presidente B2B da Vibra.
Veja a localização dos sete eletropostos da Vibraa em operação
Frango Assado: Rodovia Governador Carvalho Pinto, km 94, São José dos Campos (SP)
WS Nini Auto Posto: Rodovia Washington Luiz, km 255, Ibaté (SP)
Auto Posto Pau Seco: Rodovia Washington Luiz, km 277, Araraquara (SP)
Frango Assado: Rodovia Anhanguera Esquerda, SP 330, Cravinhos (SP)
Posto Campeão 28: Rodovia dos Bandeirantes, km 28,5, Caieiras (SP)
Posto Arco-Íris: Rodovia Presidente Dutra, km 84, Roseira (SP)
Posto Novo Pedágio: Rodovia Presidente Dutra, km 44, Lote 65, Seropédica (RJ)