Startup de infraestrutura de recarga lança programa que dá benefícios a usuários de carro elétrico

Benefícios que fazem parte do programa Membership podem ser utilizados em eletropostos da Zletric espalhados por 15 Estados brasileiros. Fotos: Divulgação Zletric

19/06/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 56 segundos

A empresa de infraestrutura de recarga Zletric lança, nesta segunda-feira (19), o Programa Membership, iniciativa inédita que proporcionará aos clientes – que compram ou alugam um carro elétrico das empresas parceiras – uma série de benefícios ao usar seus eletropostos espalhados em 15 Estados brasileiros. Em entrevista ao Mobilidade, Pedro Schaan, CEO da Zletric, explica como funcionará o programa.

O que é o programa Membership?
É uma iniciativa que dará aos clientes de nossos parceiros recargas e benefícios em toda a rede da Zletric. Quem comprar ou alugar um carro elétrico, no primeiro momento, poderá realimentar a bateria sem custo, serviço oferecido como benefício pelas empresas participantes aos consumidores finais.

Como surgiu a ideia de criar o programa?
A Zletric nasceu, em 2019, em Porto Alegre (RS), para ser uma operadora de serviços de infraestrutura de recarga. Na capital gaúcha, construímos uma pequena rede, e nosso trabalho chamou a atenção de empresas, como o Grupo Estapar, dono da Ecovagas, com a qual fizemos uma fusão. Acreditamos que o usuário deve recarregar seu veículo ao longo da jornada no dia a dia. Se tiver uma unidade da Estapar por perto, ele poderá recarregar ali ou em 300 eletropostos que mantemos na cidade de São Paulo. Queremos que o consumidor participe desse ciclo de serviços ao parar na frente de uma estação instalada em 51 cidades de 15 Estados brasileiros. Quatro anos atrás, as montadoras começaram a investir na instalação de postos em restaurantes, shoppings e hotéis, mas as ações estavam pulverizadas. Houve um momento que elas procuraram a Zletric para desenvolver um projeto único. Assim, o nascimento do Membership foi um passo natural dentro do objetivo de melhorar a infraestrutura no Brasil e elevar a experiência do usuário de carros elétricos.

O que é preciso para ser membro do programa?
Todos os clientes dos parceiros podem participar, tendo à disposição um programa de benefícios, como a instalação das placas do carro e a recarga do veículo gratuita ou com desconto. A relação será sempre digital. O usuário baixa o aplicativo para inserir o cartão de crédito, selecionar a parceira do Membership da qual é cliente e habilitar o programa de benefícios e outras funcionalidades. Quem não é cliente das empresas engajadas também pode recarregar seus carros no ecossistema da Zletric, mas sem o programa de vantagens.

Quais são os parceiros do Membership?
As marcas da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), Nissan, Volvo, Renault, Movida e Eurobike. Outras companhias, que, inclusive, não são do segmento automotivo, estão interessadas em participar. Há, também, conversas com companhias seguradoras que poderiam oferecer descontos na contratação de uma apólice.

Pedro Schaan, CEO da Zletric: “Queremos transmitir uma mensagem de segurança ao usuário, dizer a ele que é possível comprar um veículo movido a bateria sem medo de não ter onde recarregá-la”

No programa, o cliente acumula pontos para ganhar benefícios na medida em que usa mais a estrutura da Zletric?
Não tratamos o Membership como um programa de pontos. Não adotamos esse critério. Trata-se do início de uma grande jornada. A ampliação na rede aumenta a segurança do consumidor na hora da compra e desmistifica o risco de que ele não terá muitos lugares para fazer a recarga.

Ações como essa ajudarão a disseminar os eletropostos no Brasil?
Sim, até o fim do ano, queremos ter mil eletropostos espalhados no País. Mas a mensagem principal é transmitir segurança ao usuário, dizer a ele que é possível comprar um veículo movido a bateria sem medo de não ter onde recarregá-la. E há o fator econômico: para completar a carga, o consumidor gasta cerca de 60% menos do que encher o tanque de um motor convencional.

Há um número estimado de adesões dos usuários?
O consumidor ainda está entendendo a tecnologia do carro elétrico. Por isso, nossa preocupação inicial não é com o volume de adesões, mas sim ter um 0800 eficiente para esclarecer as dúvidas, além de aquecer o mercado de infraestrutura de recarga.

Vibra abre seis eletropostos de carga ultrarrápida

Outras iniciativas visam incrementar a infraestrutura de recarga no Brasil. A Vibra Energia tem o plano de criar a mais robusta rede rodoviária no País e, nesse sentido, inaugurou seis estações ultrarrápidas nos postos Petrobras, localizados em rodovias no interior de São Paulo e Rio de Janeiro.

Agora, a Vibra conta com sete postos Petrobras preparados para atender à demanda de recargas. A meta da empresa é abrir mais três unidades nos próximos meses, todos com carregadores com potência máxima de saída de 150 kW em corrente contínua e 22 kW em corrente alternada.

Seis novas estações ultrarrápidas da Vibra estão localizadas em rodovias do interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Os equipamentos permitem 80% de recarga da bateria em 30 minutos. Mas, para realizar a operação, o consumidor precisa baixar o aplicativo do Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras.

“Estamos empenhados em ampliar a infraestrutura de recarga nas estradas, porque é uma necessidade dos clientes”, diz Bernardo Winik, vice-presidente B2B da Vibra.

Veja a localização dos sete eletropostos da Vibraa em operação

Frango Assado: Rodovia Governador Carvalho Pinto, km 94, São José dos Campos (SP)
WS Nini Auto Posto: Rodovia Washington Luiz, km 255, Ibaté (SP)
Auto Posto Pau Seco: Rodovia Washington Luiz, km 277, Araraquara (SP)
Frango Assado: Rodovia Anhanguera Esquerda, SP 330, Cravinhos (SP)
Posto Campeão 28: Rodovia dos Bandeirantes, km 28,5, Caieiras (SP)
Posto Arco-Íris: Rodovia Presidente Dutra, km 84, Roseira (SP)
Posto Novo Pedágio: Rodovia Presidente Dutra, km 44, Lote 65, Seropédica (RJ)