A Toyota Motor iniciou as vendas da sua nova ‘mini-van’ elétrica e autônoma, o e-Palette BEV. O veículo, que além de autônomo, consegue cumprir diversas funções para além de mobilidade, está disponível desde o dia 15 de setembro.
Com uma estrutura de van futurista, o e-Palette tem um amplo espaço interior e janelas largas para dar impressão de mais espaço ainda. De acordo com a fabricante, a proposta do veículo é ir além de um meio de transporte, mas oferecer um espaço amplo e funcional para outras atividades.
“Por exemplo, ele pode ser usado como um ônibus de transporte pela manhã e à noite, enquanto funciona como uma loja durante o dia enquanto carrega”, explica a Toyota. O veículo permite a instalação de equipamentos elétricos, como TVs e caixas de som, em movimento ou durante o estacionamento.
Leia mais: Novo aplicativo de corridas promete corridas mais baratas em Curitiba
Além das funções tecnológicas, a ‘mini van’ tem um piso baixo e rampa de acesso, facilitando a entrada de pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, por exemplo.
O veículo possui um sistema de rápido carregamento, concluindo até 80% da bateria com 40 min de carga, aproximadamente. No modo tradicional de carga, por outro lado, o e-Palette pode levar cerca de 12 horas de carregamento. A mini van consegue alcançar até 80km/h.
O e-Palette está disponível apenas no Japão e sob encomenda, com o preço inicial de 29 milhões de ienes, a moeda japonesa. O valor equivale a cerca de R$ 1 milhão.
O e-Palette conta com um sistema de direção automatizada de Nível 2. A direção autônoma possui seis níveis, em que o último nível permite uma direção automática completa.
O Nível 2 dá ao veículo e sua programação, apenas controle da aceleração e frenagem e uma espécie de modo copiloto. De acordo com a fabricante, o modelo da empresa com direção Nível 4 será lançado em 2027.
O novo veículo da Toyota oferece suporte à direção, com um sistema de condução automatizada que inclui um software e um hardware de controle de direção automatizada e sensores embutidos nas câmeras.
Ao mesmo tempo, tem conexão direta com o sistema de controle do veículo, o que, de acordo com a empresa, garantem mais confiança aos passageiros.