Visa e BRB anunciam parceria para criação de superaplicativo de mobilidade no Distrito Federal

Em conjunto com o lançamento da parceria, empresas também inauguraram laboratório conjunto de inovação em mobilidade. Foto: Divulgação/BRB
Erick Souza
Há 4 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 49 segundos

A Visa e o Banco de Brasília (BRB) lançaram na segunda-feira, 30/9, uma parceria para ampliar o desenvolvimento da mobilidade urbana no Distrito Federal. Uma das iniciativas previstas é a criação de um superaplicativo de mobilidade, com serviços de transporte integrados. Ao mesmo tempo, também inauguraram o novo laboratório de inovação, o Mobilidade Collab.

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A plataforma digital pretende integrar os serviços de transporte da região, incluindo ônibus, metrô, aplicativos de viagem, táxis e bicicletas em um único ambiente. Além dos serviços tradicionais, o app deverá oferecer uma interface para gerenciamento de pedágios e estacionamentos. Atualmente, o BRB já disponibiliza um aplicativo para recarga dos cartões de ônibus e metrô.

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB. Foto: Reprodução/Agência Brasília

De acordo com as empresas, dentro da plataforma, os usuários poderão selecionar e gerenciar diferentes meios de transporte para sua jornada. Dentre as possibilidades de uso, está o monitoramento do tempo de cada veículo ou, ainda, o pagamento de maneira digital dos serviços, por exemplo.

“Nós iremos investir em conjunto R$ 15 milhões para, em dois anos, entender as necessidades dos usuários de transporte público, desenvolver essa solução de tecnologia e promover maior integração”, explica Paulo Henrique Costa, presidente do BRB.

Segundo Costa, o projeto prosseguirá em três etapas ao longo dos dois anos de execução: pesquisa, modelagem e primeiras entregas. Inicialmente, as entregas deverão envolver e serem integradas ao superapp. A médio prazo, o programa também deverá cuidar da integração de todos os modais e agregação de meios de pagamento mais avançados neste sistema.

“A motivação principal é transformar a vida das pessoas nos seus deslocamentos, independentemente do modal que elas utilizem” Julio Ramos, head de Inovação e diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil

De acordo com Ramos, o epicentro dessas transformações será o laboratório colaborativo das empresas, inaugurado em conjunto com a parceria.

Laboratório de inovação

O novo laboratório conjunto de inovação, também conhecido como Mobilidade Collab, foi inaugurado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). O centro de estudos, análises e produção das inovações contará com os times de pesquisa e criação da Visa e do BRB.

“O lab é a grande peça desse quebra-cabeça, é dele que vai sair o próprio superapp que nós estamos aspirando, além de outras soluções com foco na mobilidade”, explica Julio Ramos. O laboratório também será o ambiente para a coleta de dados da mobilidade da região e geração de relatórios analíticos sobre o mercado e o comportamento das pessoas em relação aos deslocamentos diários.

Segundo o head de Inovação, a abordagem sobre mobilidade será orientada por diferentes times, incluindo os grupos de consultoria, inovação e marketing das empresas, por exemplo. Por enquanto, a parceria não tem desenhado nenhum projeto específico para mobilidade ativa. “De maneira geral, nós vamos encarar todos os elementos de deslocamento das pessoas, incluindo a caminhada”, justifica Ramos.

Inovação no Distrito Federal

Entre 2022 e 2024, Brasília foi a quinta cidade com mais transações realizadas por aproximação do mundo, conforme relatório da Visa Consulting & Analytics. “Agora, queremos criar o melhor case do mundo de mobilidade urbana em uma cidade, junto com o governo do Distrito Federal”, explica Nuno Lopes, diretor nacional da Visa do Brasil.

De acordo com Lopes, as características geográficas como a densidade populacional e a dimensão espacial da região tornam o Distrito Federal um laboratório ideal para as iniciativas de inovação propostas pela parceria. Atualmente, a Visa também possui iniciativas de inovação e integração de pagamentos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

A iniciativa no Rio de Janeiro inclui serviços de metrô, ônibus e pedágios, mas de maneira separada. Atualmente, é possível realizar pagamentos em cada um desses serviços com tecnologia de aproximação. “A primeira diferença desse projeto com a iniciativa de Brasília é a visão integrada, tendo o poder público como o principal patrocinador desta jornada”, explica Julio Ramos. “Agora em Brasília, nós temos uma folha em branco para construir o melhor case do mundo de mobilidade”, afirma.