VLT em São Paulo: ampliação de linha de ônibus testa viabilidade de projeto

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o programa deve oferecer um serviço de transporte que conecte diversos pontos da cidade às regiões centrais. Foto: Taba Benedicto / Estadão

21/05/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 15 segundos

Desde sábado, 18, a Linha 2002-10 foi ampliada como parte dos testes de introdução do VLT em São Paulo. O ônibus que liga o Parque Dom Pedro II ao Terminal Bandeira, na região central terão uma nova rota. A partir de agora, a operação também inclui o entorno do Mercado Municipal, Zona Cerealista, Museu Catavento e Estação Pedro II do Metrô.

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A alteração do trajeto representa uma prévia da futura rota do VLT. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a linha de ônibus percorrerá a Praça Clóvis Bevilacqua, a Avenida Rangel Pestana, o Viaduto 25 de Março, a Avenida Rangel Pestana, a Rua Vasco da Gama, a Rua do Gasômetro o Viaduto Diário Popular e o Terminal D. Pedro II, em sentido único.

O período e rota de teste deve permitir aos gestores realizar uma série de análises prévias à instalação do modal. Conforme divulgado pela prefeitura, os principais pontos de análise devem tratar da demanda do serviço e os pontos de ônibus com mais uso.

“Além disso, a expectativa é que a linha ampliada seja um pilar para a Prefeitura analisar a sua efetividade quanto aos principais objetivos do VLT”, explicam.

Programa do VLT em São Paulo

A implantação do VLT em São Paulo faz parte do projeto da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), iniciado em 2023. De acordo com informações da prefeitura, o novo modal faz parte do Programa de Requalificação Urbanística. O programa tem como principal objetivo desenvolver uma circulação de um modal que interligue vias como Rua José Paulino, Avenida Senador Queirós, Avenida Cásper Líbero, Avenida Prestes Maia, por exemplo.

Os estudos iniciais para implantação do projeto idealiza uma rede de aproximadamente 12 km de extensão. Essa rota deverá, segundo o programa, ter duas linhas com conexão a cinco terminais de ônibus. Além disso, o VLT também deverá estar conectado a mais nove estações de metrô e duas estações da CPTM.

Outro destaque do projeto é a articulação de bairros da região central da cidade. “Conectados pelas novas linhas de VLT, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural”, explica o texto do programa. A partir do VLT, a prefeitura pretende ligar o modal à espaços como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.