Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, marcando o mês
de maio como um período para que as nações façam balanços de suas iniciativas em segurança viária.
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O anúncio foi motivado pelo número crescente de mortes no trânsito, apontado em relatório de 2009, que contabilizava, naquele ano, cerca de 1,3 milhão de mortos por sinistro de trânsito em 178 países, com 50 milhões de pessoas com sequelas.
Entre 2010 e 2021, houve ligeira diminuição nas mortes globais decorrentes de sinistros de trânsito: 1,19 milhão de pessoas por ano, de acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, é inaceitável pensar que mais de 2 pessoas perdem a vida por minuto e mais de 3.200 por dia no mundo, e que os sinistros de trânsito continuam sendo a principal causa da morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos.
No Brasil, país que perdeu, entre 2019 e 2023, mais de 142 mil vidas no trânsito, essa reflexão ganhou força com o Movimento Maio Amarelo, que foi criado, em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Completando 11 anos, a iniciativa continua firme em sua proposta de chamar a atenção da população para a letalidade no trânsito, com ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil para a transformação desse cenário.
Com o tema “A paz no trânsito começa por você”, a edição deste ano é um convite para que todos – motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e outros – se questionem sobre suas atitudes diárias em seus deslocamentos.
Acreditando na importância da disseminação de informação de qualidade nesse desafio, Mobilidade Estadão, Observatório Nacional de Segurança Viária e empresas parceiras uniram esforços para viabilizar, ao longo deste mês, a publicação de conteúdos sobre segurança viária.
Pois apenas agindo de forma pacífica e consciente é que seremos capazes de construir o trânsito
seguro e humano que desejamos.
Acidentes de trânsito em números
- Principal causa da morte de crianças e jovens dos 5 aos 29 anos no mundo
- 1,19 milhão de pessoas morrem por ano, globalmente, em sinistros de trânsito
- 308 mil pessoas foram internadas no SUS decorrente de sinistros de trânsito, entre março de 2020 e julho de 2021; 54% desse total eram motociclistas
- Uma colisão de carro a 30 km/h com pedestre oferece 90% de chance de sobrevivência
- Se o automóvel estiver a 50 km/h, a chance de sobrevivência, em caso de colisão com pedestre, cai para 25%
- R$ 50 bilhões é o custo estimado dos acidentes de trânsito ao ano no Brasil
- Diariamente, morrem em torno de 120 pessoas em sinistros de trânsito no Brasil
- Cerca de 35% do total de óbitos no trânsito são motociclistas, as principais vítimas do trânsito no nosso País
- Até o momento, foram implantados pela Prefeitura de São Paulo em torno de 90 quilômetros de faixa azul, uma via exclusiva para motos que não tem registro de morte de motociclistas
- Mais da metade dos acidentes com pedestres ocorre pelo uso do celular enquanto atravessam a rua ou dirigem ou por atravessarem fora da faixa de pedestres
- De janeiro a março de 2024: o Estado de São Paulo contabilizou o total de 42.611 sinistros de trânsito sem vítimas fatais; foram 1.347 óbitos no Estado de São Paulo, alta de 14,5% em relação ao mesmo período de 2023
- Uso do cinto de segurança: No banco da frente reduz o risco de morte em 45%; no banco traseiro reduz em até 75% o risco de morte em uma colisão
Fontes: ABRAMET; DATASUS/MINISTÉRIO DA SAÚDE; IPEA; INFOSIGA/SP; E OMS
10 atitudes para um trânsito mais pacífico e responsável
A insegurança viária afeta a todos: ela interrompe vidas e e deixa sequelas físicas e emocionais em milhares de famílias brasileiras. E esse é um desafio que deve ser enfrentado por toda a sociedade. Lembre-se: a paz no trânsito começa por você!
- Respeite as regras de trânsito e a sinalizaçãodas vias
- No sistema de trânsito, os veículos maiores têm obrigação de zelar pelos menores e todos devem cuidar dos pedestres, o elo mais frágil dessa cadeia
- Nas rodovias, apenas ultrapasse em áreas permitidas e se tiver certeza de que é seguro e nunca pegue a estrada se estiver cansado ou com sono
- Dê o exemplo usando cinto de segurança e exija que os demais ocupantes façam o mesmo
- Não use o celular enquanto dirige e, se for pedestre, preste atenção ao atravessar a via se estiver usando smartphone
- Manutenções periódicas são aliadas da segurança e devem ser feitas mesmo quando o carro apenas é usado em áreas urbanas
- Não dirija após ter tomado remédios como relaxantes musculares, ansiolíticos, sedativos, hipnóticos e antidepressivos, pois afetam a coordenação motora, têm efeito sedativo e diminuem a visão periférica
- Se for ciclista, evite pedalar usando fones e escutando música, pois isso diminui a atenção ao entorno e impede que se escute quando os demais veículos se aproximam
- Mantenha distância segura do veículo da frente, seja ele carro, moto ou bicicleta
- Nunca dirija após ingerir bebida alcoólica.
Recomendações para pegar estrada com segurança
- 1. Antes de pegar a estrada, certifique-se de que o carro ou a moto estão em condições fazendo uma revisão, incluindo luzes, calibragem dos pneus e limpadores de para-brisa, no caso dos carros
- 2. Documentos de porte obrigatório, assim como a validade da Carteira Nacional de Habilitação, também devem ser verificados
- 3. Especificamente no caso das motos, além de todos os itens de manutenção, preste atenção na corrente. Ela precisa estar lubrificada, o que é uma condição fundamental para ter um correto funcionamento na estrada e garantir a segurança
- 4. Apenas pegue a estrada se estiver em boas condições de saúde e, importante, sem sono. Aos que não estão acostumados a dirigir na estrada, especialistas em direção segura recomendam viajar durante o dia
- 5. Se estiver chovendo, cabe ao condutor avaliar a intensidade da precipitação e, em cada caso, decidir se há condições de seguir viagem ou se é mais prudente fazer uma parada em local seguro até que a condição melhore
- 6. Use farol baixo: além de obrigatório nas rodovias, ele auxilia na visibilidade na pista, especialmente nos casos de neblina, além de ajudar os demais veículos a enxergarem seu carro ou motocicleta
- 7. Atenção extra aos ciclistas que podem trafegar no acostamento, pois as bicicletas podem não ser vistas com facilidade. A recomendação é ir diminuindo a velocidade gradualmente se precisar ir para o acostamento
- 8. Dez metros é a distância média recomendada e segura entre o seu veículo e o da frente em qualquer situação
- 9. Somente faça ultrapassagens em locais permitidos pela sinalização e, ainda assim, se tiver certeza de que será seguro
- 10. Respeite as placas de sinalização, assim como os limites de velocidade em cada trecho da via e nunca dirija após ingerir bebida alcóolica.
Saiba mais sobre segurança viária no canal Maio Amarelo