A cidade de Tóquio irá transformar a via expressa que conecta Shimbashi à Kyobashi em uma passarela verde elevada para pedestres. O trecho de dois quilômetros ainda em construção receberá o público pela primeira vez em maio, durante o evento de divulgação do projeto, o Ginza Sky Walk 2024.
O Tokyo Sky Corridor, como é chamado o projeto, tem como objetivo ampliar a prática de caminhada entre os cidadãos e incentivar a mobilidade ativa. Além disso, deve expandir a criação de espaços verdes na cidade. De acordo com o Governo Metropolitano de Tóquio (TMG), a construção do corredor ocorrerá em meados da década de 2020, com data de conclusão prevista para a década de 2030 ou 2040. Ao longo dos anos de construção, alguns trechos estarão abertos ao público.
Leia também: Berlim aposta na coleta de dados para impulsionar micromobilidade
A construção do corredor resulta de alguns movimentos na cidade nos últimos anos. Por exemplo, de acordo com o governo local, o desvio do tráfego rodoviário e a redução do papel da Linha KK (entre Shimbashi e Kyobashi). Essas novas mudanças criaram uma oportunidade para a revitalização urbana da via. Além disso, o governo local está construindo uma nova estrada de conexão no subsolo para o Metrô Shin-Kyobashi.
O projeto, conforme divulgado, tem como base três princípios: alterar a mobilidade centrada em carros para um modelo centrado nas pessoas com a criação de uma rede aberta para pedestres; a ideia de coexistência entre pessoas e a natureza, com a construção de infraestrutura verde; e, também, valorizar as belezas regionais, com espaços recreativos abertos para a comunidade.
O evento Ginza Sky Walk 2024, promovido pela TMG, tem como objetivo oferecer uma prévia do futuro de Tóquio como uma cidade verde. Entre os dias 4 e 6 de maio, os japoneses poderão utilizar um pedaço do espaço e conhecer o projeto do Tokyo Sky Corridor. Os ingressos para o evento são limitados e escolhidos por sorteio, disponíveis no site oficial do Ginza Sky Walk.