BMW ‘Titan’: nova R 1300 R vira moto de arrancada com injeção de nitro; conheça

Criada por um seleto grupo de engenheiros e designer da BMW, Titan 1300 foca em provas de arrancada. Foto: BMW Motorrad

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 1 minuto, 54 segundos

A BMW Motorrad apresentou, nesta semana, a R 1300 R “Titan”, uma versão extrema da nova moto naked da marca alemã. Criada por um seleto grupo de engenheiros e designers da BMW, o modelo não será comercializado. Trata-se apenas de um projeto especial voltado para provas de arrancada. E, por isso, não economiza em ousadia.

No centro da BMW Titan está o motor boxer de dois cilindros, com 1.300 cc, que produz 145 cv de potência a 7.750 rpm e brutais 15,1 m.kgf de torque máximo a 6.500 giros. A velocidade máxima ultrapassa os 200 km/h.

Motor é o conhecido boxer de dois cilindros com 145 cv de potência

Embora a marca não divulgue o tempo exato de 0 a 100 km/h, o sistema de injeção de óxido nitroso (NOS) promete acelerações explosivas ao toque de um botão.

Feito sob medida, o chassi Wilbers tem balança alongado e rigidez para transferir toda essa potência para a roda traseira. A suspensão rebaixada e o peso concentrado na dianteira reforçam o foco nas provas de arrancadas. Dessa forma, a geometria evita que a moto empine nas acelerações.

Pedaleiras recuadas colocam o piloto pronto para as arrancadas

O escapamento completo em titânio, desenvolvido em parceria com a Akrapovič, termina em duas saídas sob a rabeta elevada. Entre as ponteiras, há uma garrafa de nitro que injeta óxido nitroso no sistema de admissão.

Uma moto BMW 1300 com nitro

Seu design agressivo e compacto traz uma estrutura monocoque inspirada em motos de pista. Grafismos modernos e detalhes em azul metálico reforçam a esportividade da BMW R 1300 R Titan. As pedaleiras deslocadas para trás proporcionam uma posição de pilotagem agressiva. Dessa forma, o piloto assume uma postura de ataque, pronto para largar. Enquanto os manetes de freio Magura HC3 garantem controle total nas frenagens na hora de parar ao fim da pista de arrancada.

Embora a exclusiva R 1300R Titan não deva virar um modelo de produção em série, o projeto mostra que a BMW também pode criar uma naked extrema. E com nitro. Quem sabe, no futuro, não vejamos uma concorrente para a radical ZH2, a moto com supercharger da Kawasaki?