Bros supermoto? Honda mostra conceito ‘diferentão’ da trail de 160 cc; conheça

Chamada de Bros Cyber Punk, moto conceito tem rodas de 17 polegadas no lugar das originais, seguindo o estilo supermoto. Fotos: Honda

Há 4 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 44 segundos

A Honda apresentou uma moto conceito baseada na Bros 160. Chamado de Bros 160 Cyber Punk, o conceito “diferentão” faz um releitura da trail de 160cc. Além de um acabamento diferenciado, com cores chamativas e diversas texturas, a Bros Cyber Punk usa rodas raiadas de 17 polegadas no lugar das originais seguindo o estilo supermoto, ou supermotard.

O conceito da Bros supermoto, como são chamadas as motos trail que usam rodas de menor diâmetro como os modelos street, nasceu dentro do centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda Brasil. Atualmente chamado de Monozukuri Center, que significa “centro de fazer coisas”, o departamento é responsável pela criação de motos conceito, mas também de novos modelos para o mercado brasileiro.

“Fazemos diversos estudos de tendência, visitamos salões, outros centros de design da Honda e também estudamos muito o nosso mercado. Aí a gente aplica esses estudos em algumas ideias e uma delas são as motos conceito”, explica Ana Barreto, designer do Monozukuri Center da Honda Motos do Brasil.

Barreto explica, contudo, que os conceitos não necessariamente se tornarão uma moto de produção no futuro. ‘Às vezes, a gente pode aproveitar uma ideia, uma cor, uma textura que chamou a atenção do público”, explica.

A Bros 160 Cyber Punk, por exemplo, não significa que a Honda pretenda lançar uma Bros supermoto com rodas de 17 polegadas. Entretanto, algum detalhe do modelo conceito ou alguma ideia poderá aparecer em uma futura geração da trail de 160cc.

Motos para brasileiros

Instalada no Brasil há mais de 50 anos, a Honda Motos lidera o mercado brasileiro de motocicletas há muitos anos com 70% de market share. Mantém em Manaus (AM), desde 1976, uma das maiores fábricas de motos Honda de todo o mundo. Para se manter na liderança, a fabricante japonesa também tem, desde a década de 1980, um centro de pesquisa e desenvolvimento. Fica a cargo do departamento o desenvolvimento de novas motos exclusivamente para o mercado brasileiro.

O Monozukuri Center, ou Mono-C, como é chamado internamente, é responsável por desenvolver motos para o perfil do brasileiro. “Nem sempre a necessidade ou o desejo de um cliente no Vietnã, por exemplo, será a mesma do motociclista brasileiro”, esclarece a designer da Honda.

Para isso o departamento conta com funcionários na fábrica, em Manaus, e também na sede da Honda Motos, na cidade de São Paulo. Na capital amazonense, a área de pesquisa e estratégia estuda o ambiente e as formas de uso das diferentes motos Honda em todo o Brasil.

Com a proximidade da fábrica, a equipe também faz protótipos e testes dos modelos que devem chegar às lojas futuramente. Já na capital paulista, o Mono-C elabora o conceito do modelo e também suas especificações. Dessa forma, a Honda cria motos adequadas para o ambiente e a forma de uso do motociclistas brasileiros.

Leia também: Honda Bros 2025: como anda a nova geração da trail mais vendida do Brasil

“O importante para a Honda é criar motos com especificações que tornem a pilotagem mais segura, fácil e prazerosa”, conclui Marcelo Nagata, gerente do Monozukuri Center da Honda Motos do Brasil.