Os podcasts estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros. Um levantamento da Deezer do ano passado, com dados do Spotify, Apple, iTunes e Google Podcasts, revelou que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no País durante o ano passado e que 25% dos usuários consomem mais de uma hora de programas em áudio por dia.
De acordo com dados também de 2019 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 25% dos brasileiros ouvintes de áudio digital também consomem podcasts.
Pensando nesse público e em levar informações aos motoristas parceiros de uma forma descontraída, a 99 lançou, no ano passado, um podcast exclusivo, que pode ser baixado gratuitamente pelo Spotify. Batizado de Papo de Motora, ele veicula dicas de segurança no trânsito, atendimento ao cliente, entre outros temas de interesse desses profissionais, sempre em programas que duram, em média, 40 minutos.
A maioria dos episódios, gravados em um estúdio dentro da 99 ou em uma produtora parceira, conta com a participação dos próprios motoristas. “Quando começamos a estruturar uma comunicação para esse público, pensamos que o podcast seria ideal, porque pode ser incorporado na rotina de trabalho dos nossos parceiros”, explica Juliana Biasi, head de branding da 99.
De acordo com ela, os primeiros quatro programas, ainda como projeto- piloto, foram feitos e veiculados em maio do ano passado. “Decidimos aproveitar o movimento Maio Amarelo e levamos, em uma série com quatro episódios, diversos temas relacionados à segurança no trânsito. Apenas no primeiro deles, a empresa conta que foram registrados mais de 35 mil downloads”, diz Biasi.
O motorista Thiago Gomes da Silva, parceiro da 99 há dois anos e meio, diz que soube da novidade pelo próprio aplicativo. “Já participei de um episódio dando uma dica rápida e acho que as informações são muito pertinentes. E tem também o fato de que esse é um trabalho muito solitário; então, é bom ouvir um programa feito por motoristas e para motoristas”, completa.
As edições contam com um motorista e um convidado, mediados por uma apresentadora, que discutem temas relacionados ao universo de quem dirige carro por aplicativo. “A ideia é de que o motorista parceiro seja o protagonista de sua história, garantindo, assim, que o conteúdo se torne relevante para eles”, explica Biasi. Além de participarem como coapresentadores, os motoristas também contribuem enviando áudios com depoimentos, dicas, sugestões e comentários que são usados no podcast.
Já são 20 episódios com temas como vida financeira saudável, segurança, mulheres motoristas, saúde, microempresas individuais (MEIs), incentivos e benefícios, educação, serviço de bordo, políticas da plataforma, entre outros.
Em tempos de pandemia, a 99 usou o canal para trazer informação sobre o tema. Foram gravados episódios especiais com orientações de especialistas de como se proteger, como solicitar o fundo de ajuda aos motoristas diagnosticados com a covid-19 e até como identificar notícias falsas. Os três episódios juntos somaram cerca de 28 mil plays.
Leia também: 99 lança campanha sobre suas ações no combate ao coronavírus.
Ainda segundo Juliana Biasi, o episódio preferido dos motoristas foi o de tema “Partiu ganhar mais”, com dicas para os parceiros aumentarem seus seus lucros e manterem a saúde financeira, que registrou quase 50 mil acessos.