Black Friday: saiba como evitar golpes na compra de automóveis

Conferir a autenticidade do anúncio e conhecer o histórico dos veículos a serem comprados, pode ajudar a evitar golpes. Foto: Adobe Stock

Há 2 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 51 segundos

A Black Friday acontece na próxima semana e os consumidores já começaram a fazer planos para os grandes descontos da data. Um levantamento recente da OLX mostrou que 34% dos consumidores brasileiros estão planejando comprar um veículo usado ou seminovo durante esse período. Mas a expectativa para grandes promoções também favorece a aplicação de golpes.

“A Black Friday é uma excelente oportunidade para adquirir um carro usado com um preço atraente, mas é preciso redobrar a atenção para evitar armadilhas”, explica Yago Almeida, cofundador da Olho no Carro, plataforma de consulta veicular para pessoas físicas no Brasil.

De acordo com a mesma pesquisa, a maior parte dos consumidores esperam encontrar descontos em carros novos, representando cerca de 44% dos entrevistados. Outros 34%, acreditam encontrar seminovos em preços melhores; 22%, estão focados em veículos usados.

Para garantir compras seguras, Almeia elencou cinco dicas para se proteger de golpes durante a Black Friday, confira:

1 – Cuidado com os preços anunciados

Valores muito baixos podem significar veículos danificados, em má estado de conservação ou golpe. De acordo com Almeida, ao analisar as ofertas disponíveis no mercado, é natural que a maioria dos anúncios apresente preços dentro de uma mesma margem. “Ofertas com valores abaixo do esperado podem parecer tentadoras, mas elas também podem ser um sinal ruim para o comprador”, explica.

2 – Pesquise sobre o vendedor

Conhecer o vendedor e seu histórico de vendas pode ajudar a evitar golpes, também. “Em vendas realizadas de forma online, sempre existe a chance de que o anunciante esteja falsificando sua identidade”, explica o confudador da Olho no Carro. Para evitar isso, Almeida indica que o comprador realize uma pesquisa prévia sobre o vendedor do veículo para entender a credibilidade do anúncio.

3 – Evite pagamento adiantado

Almeida recomenda que nunca seja feita nenhum tipo de movimentação financeira de forma antecipada. Segundo ele, vendedores podem pedir algum tipo de pagamento adiantado como forma de garantia da compra, mas o risco para golpes é alto. “O suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você”, afirma.

4 – Conheça o veículo pessoalmente

Segundo Almeida, é muito importante conhecer o veículo pessoalmente antes de comprá-lo. “Dessa forma, você poderá ter uma melhor noção do estado de conservação dele, conferindo se não existem arranhões, marcas de batidas e reparos ou sinais de má conservação”, explica. Em alguns cenários, o vendedor pode fazer pressão para que a compra seja finalizada, impedindo este tipo de análise.

“Além disso, quando for dar a conferida presencial no produto, peça para fazer um test-drive”, afirma Almeida. A medida pode ajudar a dar parâmetro em relação ao funcionamento do veículo, desde o motor e os freios até a suspensão.

5 – Verifique o histórico

“Antes de finalizar a compra, não deixe de verificar informações referentes ao histórico do veículo”, diz Almeida. Nesta etapa, o comprador poderá descobrir se existe algum problema maior por trás daquele anúncio, como batidas, passagens por leilão, roubos ou problemas legais, por exemplo. O confundador também explica que ter a documentação em dia do veículo e um bom histórico são cruciais para que a compra seja segura.