Dois novos modelos de carros podem ser táxis em São Paulo

Um dos veículos aceitos tem propulsão híbrida, o que permite que parte da frota emita menos poluentes na capital paulista. Foto: Adobe Stock

13/12/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 42 segundos

A Prefeitura de São Paulo emitiu, em 10 de dezembro, duas portarias que autorizaram o uso de novos modelos de carros como táxis na capital paulista. Os automóveis Fiat Fastback Audace HYB (híbrido) e Volkswagen Virtus Sense (a combustão) agora podem atender passageiros na capital paulista.

Vale relembrar que, em seu plano de governo, o prefeito eleito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) se comprometeu com a descarbonização dos táxis da capital. De acordo com o documento, a Prefeitura forneceria incentivos para a substituição da frota por veículos que usam combustíveis “limpos”. A presença de um automóvel híbrido na lista sinaliza um aceno tímido à proposta.

Leia também: 10 propostas de Ricardo Nunes (MDB) para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo

Novos modelos de táxis em São Paulo

O modelo Fiat Fastback Audace HYB pode prestar serviço nas categorias Comum e Comum Rádio. Por outro lado, o Volkswagen Virtus Sense é aceito nas categorias Comum, Comum Rádio, Especial e Executivo.

Em ambos os casos, os motoristas não podem inscrever carros pintados em mais de uma cor, como é usual nas exigências para táxis. Além disso, caso a categoria exija letreiro luminoso no teto, o condutor deve, se o veículo possuir teto solar, apresentar um documento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo que ateste a fixação correta.

Há vagas de táxi em São Paulo?

Em junho de 2024, a Prefeitura de São Paulo sorteou 3.634 vagas de táxi em 1.187 pontos de estacionamento privativos em todas as regiões da capital paulista. No mesmo ano, a Prefeitura já tinha sorteado outras 46 vagas em um concurso com 6 mil participantes.

O número de taxistas interessados em prestar serviço na capital paulista pode ser alto, no entanto, os sorteios são raros. Antes de 2024, o sorteio anterior ocorreu em abril de 2019, na ocasião 1.859 vagas em 672 pontos foram distribuídas para os interessados.