A nova geração do Toyota Corolla – o carro mais vendido no mundo – está melhor do que nunca. Usando a nova plataforma global baseada na filosofia TNGA (sigla em inglês para Nova Arquitetura Global Toyota), o sedã médio ficou ainda mais confortável e seguro, tendo obtido nota máxima do Latin NCAP e se destacado como o modelo com mais itens de segurança de sua categoria.
Agora, a linha Corolla está disponível em cinco versões, sendo três equipadas como o novo motor 2.0L flex Dynamic Force (GLi, XEi e Altis Premium) e duas com o exclusivo conjunto híbrido flex (Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium), que faz sua estreia mundial no Brasil e é o destaque do modelo.
O teto solar está disponível nas versões Altis Hybrid Premium e Altis Premium 2.0L e garante maior conforto e exclusividade ao Corolla.
Equipado com dois motores elétricos e um a combustão capaz de funcionar com gasolina, etanol ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, o novo Corolla híbrido é produzido na fábrica de Indaiatuba (SP), de onde já saíram mais de 1 milhão de unidades do modelo desde o início de sua produção, em 1998.
O veículo foi desenvolvido tendo como premissa a nova arquitetura TNGA, que diz respeito a uma filosofia de fabricação que tem como objetivo aprimorar o desempenho do carro e destacar características únicas de cada modelo.
E, dessa forma, melhorar os componentes essenciais que fazem parte do veículo, tendo impacto direto no design, no conforto, no desempenho e na segurança.
O Toyota Corolla Hybrid sempre privilegia o modo de operação mais eficiente. Por isso, a partida é feita no modo elétrico, e o carro segue assim, a menos que a bateria esteja com pouca carga ou se for necessária mais potência (em uma ultrapassagem, por exemplo). Nesses casos, o eficiente 1.8 VVTi 16V flex entra em ação.
“Não existe uma velocidade determinada para o motor a combustão funcionar. Isso irá depender de uma série de fatores, como velocidade, posição do acelerador etc.”, explica Vladimir Centurião, diretor de Marketing da Toyota.
Um detalhe importante é que o Corolla Hybrid não precisa ser ligado a uma tomada para ser recarregado, pois possui freios regenerativos, que acumulam a energia cinética produzida durante as frenagens e a transforma em eletricidade para a bateria.
O mesmo ocorre nas desacelerações: é só tirar o pé do acelerador ao se aproximar de um semáforo vermelho, por exemplo, para recarregar a bateria. Ou seja, o carro produz sua própria eletricidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o consumo médio do Corolla Hybrid é de 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade com gasolina, e 9,9 km/l em rodovias e 10,9 km/l no trânsito urbano com etanol.
Conduzir o Corolla Hybrid não requer qualquer adaptação por parte do motorista, mas quem já conhece o sedã vai se surpreender com o conforto proporcionado pela estrutura mais robusta, assim como pelo baixo nível de ruído do híbrido.
“Esse Corolla é tão silencioso que o motorista só precisa se acostumar a conferir o painel para ter certeza de que o carro está ligado”, conta Centurião.
A nova linha Corolla simboliza uma nova era para a Toyota do Brasil. A empresa realizou importantes investimentos em suas duas fábricas – Indaiatuba e Porto Feliz (SP), onde é feito o motor 2.0L Dynamic Force – para a produção do novo Corolla.
Graças a isso, passou a oferecer cinco anos de garantia total para todas as versões do carro, medida que comprova a confiança que a fabricante deposita em seu novo veículo, o que significa ainda mais tranquilidade para o consumidor.
As versões híbridas flex do novo Corolla dispõem de garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido – constituído por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle da energia –, assim como já ocorre com outros veículos híbridos comercializados pela Toyota e pela Lexus, marca de luxo do grupo, no Brasil.
Moradores das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro têm motivação extra para adquirir um Toyota Corolla Hybrid. Na capital paulista, por exemplo, é possível reaver 40% do valor correspondente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e trafegar a qualquer dia e hora, já que esse tipo de automóvel está livre do rodízio municipal. A cidade do Rio de Janeiro oferece desconto no IPVA.
Outra vantagem é que a manutenção do Corolla híbrido não requer visitas extras à concessionária, já que o seu plano de manutenção segue os mesmos intervalos das demais versões. “Algumas revisões do Corolla híbrido são até mais baratas que as dos outros modelos”, diz Centurião.
O design do novo Corolla Hybrid chama a atenção por conciliar modernidade, robustez, elegância e esportividade com muita felicidade, sem esquecer da aerodinâmica ainda mais eficiente, que contribui para o menor nível de ruído a bordo. Já os faróis 100% de LED, em conjunto com as lanternas (também de LED), garantem melhor visibilidade e sinalização, além de conferirem mais beleza ao veículo. Outra novidade é o teto solar com acionamento elétrico e função antiesmagamento, disponível na versão Altis Premium.
Mais que bonito, o novo Corolla Hybrid também é muito seguro, como atestou o Latin NCAP – entidade independente que avalia a segurança dos automóveis novos na América Latina –, que deu nota máxima para o sedã na proteção para adultos e crianças. Sete airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas são itens de série no modelo, que ainda traz um pacote de importantes itens de assistência ao motorista, o Toyota Safety Sense (TSS), composto por:
*Assistente de pré-colisão frontal (PCS): por meio de câmera e radar (instalados no para-brisa), detecta a possibilidade de uma colisão e alerta o motorista com sinais sonoros e visuais. Se o condutor não reagir a tempo, o equipamento ativa os freios automaticamente a fim de evitar a colisão ou reduzir possíveis danos. Importante: este é um item de assistência ao motorista, que ajuda a evitar acidentes, e não um sistema autônomo.
*Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): monitora se o carro está se mantendo na faixa de rolamento. Se o carro sair indevidamente, o sistema avisa o motorista e executa pequenas manobras de correção para manter o carro na pista.
* Farol alto automático (AHB): sensores identificam a presença de outros veículos e desligam automaticamente o farol alto, evitando o ofuscamento dos demais motoristas.
* Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC): mantém a velocidade desejada e também a distância em relação ao veículo à frente, independentemente de este acelerar ou frear.