A categoria SUV é a que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Em 2022, os utilitários de todos os tamanhos já respondem por quase 45% dos emplacamentos de carros novos no País. Por isso, o mercado continua a receber lançamentos. E cinco dos SUVs mais vendidos são finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que está com votação aberta. O público pode escolher o “melhor SUV compacto” do Jornal do Carro neste link.
Dois dos principais lançamentos de 2022 no Brasil são SUVs. Um deles é a nova geração do Honda HR-V, que liderou a categoria no biênio 2015-2016. Com plataforma e motores novos, o HR-V subiu de nível também na segurança com o pacote Sensing, que adiciona recursos semiautônomos. Entre eles, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go (acelera e freia sozinho no trânsito), frenagem de emergência, assistente de manutenção de faixa e farol alto automático.
Outro destaque é o inédito Fiat Fastback, primeiro SUV-cupê da marca italiana. Feito sobre a base do SUV de entrada Pulse, o Fastback estreou em setembro para concorrer com o novo HR-V e outros SUVs que disputam a liderança do mercado, como, por exemplo, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Outro modelo na mira do utilitário da Fiat é o Hyundai Creta, também finalista desta edição 2023 do Prêmio Mobilidade Estadão.
Com produção na fábrica de Piracicaba (SP), o Creta ganhou sua segunda no Brasil no fim de 2021, com visual ultra moderno e muitos conteúdos sofisticados. Entre eles, por exemplo, tem na versão topo de linha um avançado sistema de câmeras que exibe imagens das laterais no quadro de instrumentos digital quando o motorista dá a luz de seta. Da mesma forma, as câmeras fornecem visão 360º do utilitário na hora de estacionar.
Entre os finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, temos ainda dois SUVs conhecidos dos brasileiros. Logo no início de 2022, a Jeep atualizou o Renegade, que abandonou o antigo motor 1.8 flex e ganhou o novo 1.3 turbo flex da Stellantis. Este gera até 185 cv e 27,5 mkgf de torque máximo. O SUV feito em Goiana (PE) também ganhou recursos semiautônomos de assistência à condução e abandonou o motor 2.0 turbo diesel nas versões 4×4.
Além do Renegade, o Tiggo 5X concorre ao prêmio de “melhor SUV compacto” do Jornal do Carro. Em julho, a Caoa Chery eletrificou sua gama nacional. E o Tiggo 5X ganhou, então, um sistema híbrido leve flex com bateria de 48V e alternador reforçado. O SUV é montado na fábrica de Anápolis (GO). O seu sistema híbrido alivia o motor a combustão em algumas situações, fornece 10 cv e 4 mkgf. Além disso, com gasolina o consumo é de 17 km/l (13% melhor).
E aí, qual desses SUVs é o seu favorito? CLIQUE AQUI e vote agora mesmo.