Já não é novidade para ninguém que a Bajaj prepara o lançamento de uma nova moto de 400 cc no Brasil. Além dos boatos nas redes sociais, a marca já até registrou o desenho de um novo modelo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os desenhos mostram, claramente, a Pulsar NS 400Z, que já é vendida na Índia. Entretanto, a nova moto Bajaj de 400cc não terá este nome no Brasil.
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo MotoMotor, a Pulsar de 400cc vai se chamar Dominar NS 400Z no mercado brasileiro. Dessa forma, o modelo tentaria repetir o sucesso da Dominar 400, que responde por mais da metade das vendas da marca indiana no País.
Embora não confirme o nome, a Bajaj do Brasil já anunciou que irá lançar uma nova moto de 400cc no mercado. O lançamento deve acontecer em outubro ou, no máximo, em novembro, de acordo com Waldyr Ferreira, diretor geral da Bajaj do Brasil. Ampliando, assim, seu portfólio no mercado brasileiro para seis modelos.
Afinal, a gigante indiana acabou de ampliar sua capacidade produtiva na planta em Manaus (AM). A partir de agora, a Bajaj poderá produzir até 48 mil motos por ano.
Lançada na Índia em 2024, a Bajaj Pulsar NS 400Z, que vai se chamar Dominar NS 400Z no Brasil, compartilha o mesmo motor de um cilindro, 373 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido. Contudo, usa uma versão atualizada do propulsor que produz mais potência 43 cv contra a 40 cv da Dominar 400, já vendida por aqui.
A nova Bajaj Dominar NS 400Z também tem estilo naked e mais esportivo do que sua irmã Dominar 400. Em sua mais recente atualização, traz até quickshifter, sistema que permite trocar de marchas sem usar a embreagem, no câmbio de seis marchas.
Além disso, a Dominar NS 400Z conta com mais tecnologia. Equipada com acelerador eletrônico (ride-by-wire) traz quatro modos de pilotagem e controle de tração com dois níveis. Os freios têm disco nas duas rodas, com sistema ABS com diferentes níveis de intervenção.
Por falar em freios, na parte ciclística, a nova moto Bajaj de 400cc tem garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm, na dianteira, e suspensão traseira monoamortecida. As rodas, aro 17, calçam pneus de perfil esportivo.
Assim como a Dominar 400, tem iluminação toda de LED. Mas seu conjunto óptico frontal tem um canhão de LED ao centro com luzes de iluminação diurna com um design próprio da linha Pulsar.
Outro diferencial em relação a sua irmã é que a Dominar NS 400Z tem painel digital com uma pequena tela de LCD e conectividade para smartphones.
De acordo com fontes ligadas à marca, será a versão mais recente da Pulsar NS 400Z que virá para o Brasil. Mas, lembrando que, por aqui, o modelo se chamará Dominar NS 400Z.
Embora o lançamento esteja próximo, ainda falta definir o preço da nova Bajaj de 400cc. Afinal, na Índia, o modelo Pulsar NS 400Z custa menos do que a Dominar 400, que também recebeu atualizações no mercado indiano, mas não no Brasil.
Essa diferença entre os mercados dificultou o posicionamento de preço da nova Dominar NS 400Z no Brasil. Inicialmente, a NS 400Z seria mais equipada do que a Dominar 400. E deveria custar mais. Entretanto, quando a Dominar 400 atualizada chegar por aqui retomaria o posto de moto topo de linha da Bajaj.
Dessa forma, ainda é difícil prever quanto vai custar a nova Dominar NS 400Z no mercado brasileiro. A atual Dominar 400 é vendida por R$ 26.500, já incluso frete e seguro. Ainda não se sabe se a nova NS 400Z custará mais ou menos do que isso. Deixe seu palpite nos comentários.