Enchentes na Espanha: MotoGP cancela última etapa em Valência

Acessos ao circuito Ricardo Tormo, onde aconteceria o GP de Valência, entre 15 e 17 de novembro, foram destruídos pelas enchentes. Foto: Divulgação/Circuito Ricardo Tormo

01/11/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 52 segundos

As enchentes que atingiram a Espanha, nesta semana, obrigaram os organizadores da MotoGP a cancelar a etapa de Valência. Previsto para acontecer entre 15 e 17 de novembro, o GP de Valência iria encerrar a temporada da MotoGP, como já virou tradição. Os organizadores da competição afirmaram que irão anunciar um novo local e data para a última etapa do ano, em breve.

“A MotoGP está com a Comunidade Valenciana após as devastadoras enchentes que afetaram a área. Nossos corações estão com todos aqueles que foram perdidos e aqueles que perderam tanto. Estamos em contato constante com as autoridades locais e o circuito para avaliar melhor como podemos ajudar e como devemos proceder”, disseram os organizadores em nota. Até hoje, 1/11, o número de mortos pelas enchentes confirmado pelas autoridades chegava a 205.

Condições climáticas extremas atingiram grande parte da Espanha, nesta semana, com a região de Valência sendo uma das mais afetadas. Os deslizamentos de terra, de fato, destruíram completamente algumas partes do circuito Ricardo Tormo, onde acontece a prova. Há estradas de acesso que desabaram e enormes quantidades de danos. Difícil imaginar que o local poderia receber um grande prêmio da MotoGP, que reúne três categorias (Moto1, Moto2 e MotoGP) e quase 200 mil pessoas no circuito.

Em um comunicado divulgado hoje, os organizadores da MotoGP confirmaram que não correrão em Valência, mas sim por Valência. “O campeonato colocará todos os esforços coletivos para apoiar os fundos de auxílio já existentes e garantir que nosso impacto positivo possa chegar à área e às comunidades atingidas”.

MotoGP na Malásia

Neste próximo final de semana, 2 e 3/11, a MotoGP disputa a penúltima etapa da temporada 2024 no circuito de Sepang, na Malásia. O espanhol Jorge Martin (Ducati/ Prima Pramac Racing) lidera a categoria MotoGP, a principal do campeonato, com 453 pontos.

Bagnaia, da equipe oficial Ducati, acelera para superar Jorge Martin e tentar o tricampeonato da MotoGP

O italiano Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), da equipe oficial da marca italiana, vem logo atrás com 436 pontos. Bagnaia, porém, ainda tem chances de virar o jogo, pois há 74 pontos em jogo nas duas últimas etapas.