O Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Ecovias definiram a realização das obras para a implementação de ciclovia entre os quilômetros 38 e 42, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), trecho que integrará a chamada Rota Cicloturística Márcia Prado.
Isso quer dizer que a ciclovia da Rota Márcia Prado vai possibilitar a ligação da capital paulista a Santos, uma demanda antiga dos ciclistas.
Dessa forma, a Ecovias será responsável por executar as melhorias do trajeto, com fiscalização da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.
O projeto tem previsão de começar neste mês de outubro e possui prazo estimado de 12 meses para sua execução.
O investimento para a ciclovia que vai integrar a Rota Márcia Prado, por conseguinte, é de R$ 17,2 milhões.
Leia também: Saiba o que as Rodovias do futuro reservam aos usuários.
A Ecovias elaborou o projeto da ciclovia, com aprovação da Agência Reguladora. A Rota Cicloturística Márcia Prado, oficializada pela Lei Estadual Nº 16.748, de 30 de maio de 2018, prevê a interligação dos municípios de São Paulo e Santos (SP).
De maneira que a nova ciclovia visa proporcionar a circulação de ciclistas, de forma segura, entre o planalto e o litoral.
“É um projeto muito importante porque visa a qualidade de vida dos moradores da região, por meio do ciclismo seguro”, diz João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes.
E continua: “Ele impulsiona o turismo ao longo do trajeto da ciclovia, com impacto positivo na geração de renda e de empregos”, afirma.
A Rota Cicloturística Márcia Prado ligará o Grajaú, bairro do extremo sul da capital paulista, a Santos, na Baixada Santista.
Dessa forma, ela passará, também, pelos municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão.
O projeto inclui, todavia, a construção da ciclovia na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e na alça da Interligação Planalto até o acesso ao Parque da Serra do Mar.
É nesse ponto do parque que o ciclista passa a utilizar a Estrada de Manutenção da Rodovia dos Imigrantes.
Entretanto, também será construída uma passarela para fazer a transposição das pistas de interligação.
A obra não estava inicialmente prevista no contrato de concessão da concessionária, a Ecovias.
Entretanto, o Termo Aditivo Modificativo (TAM) celebrado entre o Poder Concedente e a concessionária, garantiu a execução da obra.
“Esse projeto demonstra a atenção que o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo dá às reinvindicações dos ciclistas”, diz Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.
E continua: “Será uma obra muito importante para garantir a segurança de todos que utilizam a Rota Márcia Prado”, afirma.
A ciclista Márcia Prado, morta em janeiro de 2009, após ser atropelada por um ônibus na Av. Paulista, é homenageada pela rota.
O trajeto da última viagem da ciclista inspirou seu percurso. Ela foi oficializada pela Lei Estadual 16078/2018.
Nos últimos anos, vinha ocorrendo anualmente no formato de um evento voltado ao cicloturismo, à mobilidade ativa e à proteção da vida no trânsito.
Desde 2009, a rota se tornou o maior evento de cicloturismo do país, em número de participantes.
Leia também: Tudo sobre a Rota Márcia Prado
Confira outras notícias sobre mobilidade ativa e bikes no nosso canal Pedala.