O segmento de scooters emplacou 155,6 mil unidades em 2024, volume que representa 8,9% das motos vendidas no ano passado. “É um segmento muito importante não só para a Honda, mas para todas as marcas, afinal traz um novo público para as duas rodas”, analisa o gerente de marketing e relações públicas da empresa, Renato Carreira Cruz. Daí a importância da nova ADV 160 2025 para a Honda, que detém 59% do segmento scooter. O modelo, lançado em dezembro passado, passou por uma renovação e chega às lojas em janeiro com preço sugerido de R$ 24.534.
O valor, 6% maior do que o do antigo modelo de 150 cc que a ADV 160 substitui, se justifica pelo motor mais potente e também pela adoção do controle de tração. O sistema evita a derrapagem da roda traseira em pisos escorregadios, trazendo mais segurança para os novos consumidores. Segundo a marca japonesa, cerca de 15% dos compradores da ADV têm entre 18 e 29 anos, entrantes, portanto, no mundo das motos.
Como o design aventureiro foi apontado como um dos principais motivadores da compra do ADV 150, a Honda optou por não fazer mudanças radicais no visual do modelo de 160 cc. As linhas ficaram mais robustas na parte inferior da carenagem frontal e também na traseira, mas o modelo perdeu os grafismos. Apesar de não ter mudado o bloco óptico de LEDs, a marca redesenhou o para-brisa, ajustável em duas posições, para oferecer mais proteção ao piloto.
Embora não seja visível, o novo chassi trouxe melhorias importantes ao modelo. Mais largo e reforçado, ampliou a capacidade do compartimento sob o banco para 29 litros. O assento também mudou. Além de um novo desenho, ficou 15 mm mais baixo e agora está a 780 mm do solo, o que facilita a vida dos baixinhos e iniciantes. Dessa forma, a posição de pilotagem se mostrou mais confortável ao longo dos 70 quilômetros percorridos na Serra da Mantiqueira, na região de Campos do Jordão (SP).
As suspensões mantiveram a mesma receita: garfo telescópico convencional, na dianteira, e sistema bichoque, na traseira. Contudo, os dois amortecedores traseiros com reservatório de óleo separado têm novo ângulo de fixação na balança traseira. A nova calibração ficou mais firme e melhorou a absorção das imperfeições do piso. Mesmo passando por uma lombada mal sinalizada sem frear, a suspensão traseira não deu fim de curso.
As estradas secundárias cheias de curvas e subidas também destacaram a principal melhoria da ADV 160: o novo motor de um cilindro, arrefecimento líquido e quatro válvulas. Com 156,9 cm³ de capacidade contra 149,3 cm³ do modelo anterior, tem melhor desempenho, principalmente, para rodar na estrada. Produz 16 cv a 8.500 rpm, ou seja, 20% mais potência do que o motor de 150cc, e leva a ADV 160 a 112 km/h de velocidade máxima.
A scooter também ganhou mais torque, agora são 1,49 m.kgf a 6.500 giros. Com isso, seu câmbio automático CVT demonstrou mais fôlego nas retomadas e mais disposição para encarar as subidas de serra, principalmente em médios e altos regimes. O consumo no trecho de ida e volta foi de 44 km/litro, bastante semelhante ao do antigo motor de 150 cc, apesar do melhor desempenho.
Com a introdução do motor mais potente, a Honda adotou o controle de tração também na ADV 160, assim como fez na urbana PCX 160. Ao detectar diferença de velocidade entre as rodas, o sistema corta o fornecimento de combustível para evitar a derrapagem da roda traseira. Apesar de oferecer mais segurança, o controle de tração só entrou em ação mesmo em uma estrada de cascalho, já que o câmbio CVT entrega a potência do motor de forma bastante amigável.
Apesar de adotar controle de tração, a Honda manteve o sistema de freios inalterado. As duas rodas têm discos hidráulicos, porém o ABS atua apenas na dianteira. Uma frenagem mais forte com a traseira pode causar perda de controle, ainda mais em motociclistas menos experientes.
Outra mudança na Honda ADV 2025 está no painel de instrumentos, que se manteve digital, mas traz um novo layout com mais informações. Uma novidade de ordem prática é o joystick que facilita a navegação na tela. Útil também é a entrada USB-C no porta-luvas que dispensou o adaptador, necessário na antiga tomada 12V do modelo de 150cc.
Equipada com Smart Key, como a antiga ADV 150, o modelo 2025 ganhou alarme. Afinal, scooters e motos de baixa cilindrada são alvo comum de furtos em São Paulo.
A Honda acredita que 16% das vendas da nova ADV 160 sejam upgrade do modelo de 150 cc. Entretanto, será que vale a pena?
Embora a mudança no design tenha sido discreta, a Honda ADV 160 2025 evolui bastante em relação ao modelo de 150 cc. A principal melhoria foi, sem dúvida, no desempenho do motor. Apesar da sua proposta “aventureira”, a antiga ADV 150 deixava a desejar em pequenas viagens. A nova geração tem mais força em subidas e mantém a velocidade e, o melhor, sem consumir mais.
A nova Honda ADV 160 2025 já está nas lojas em duas opções de cores: vermelha metálica e prata. O preço sugerido é de R$ 24.534, mas não inclui frete e seguro, podendo variar em cada Estado.
Honda ADV 2025
Motor: 1 cilindro, 156,9 cm³
Câmbio: CVT automático
Potência: 16 cv cv a 8.500 rpm
Torque: 1,49 m.kgf a 6.500 rpm
Peso em ordem de marcha: 128 kg
Preço público sugerido: R$ 24.534
* O jornalista viajou a Campos dos Jordão a convite da Honda Motos