A Honda lançou oficialmente a nova Transalp XL 750 no Brasil. O modelo compartilha o mesmo motor de dois cilindros com a recém apresentada Hornet CB 750, mas tem uma proposta aventureira. Inspirada na moto trail lançada nos anos de 1980, a nova Transalp tem rodas raiadas, com aro 21, na dianteira, e suspensões de longo curso.
A nova Honda XL 750 Transalp chega às concessionárias da marca em dezembro com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. O preço público sugerido da Transalp 750, base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 65.545. As opções de cores são branco perolizado e preto metálico.
Na onda de renascer modelos que fizeram sucesso no passado, depois de reviver modelos como a Sahara e a Tornado 300, no Brasil, e a Hornet, mundialmente, a Honda também trouxe de volta a Transalp. A bigtrail, lançada em 1986 com motor V2 de 600cc, ficou em linha até 2014, quando tinha motor de dois cilindros em “V” com 700cc.
Agora a nova Transalp 750 renasce com o inédito motor bicilíndrico que também equipa a Hornet 750. Trata-se de um motor de dois cilindros, OHC e arrefecimento líquido com 755 cm³ de capacidade. Embora produza quase 92 cv em sua versão europeia, a Transalp chega ao Brasil com 69,3 cv de potência a 7.000 rpm.
De acordo com a Honda, a “culpa” pela menor potência são das leis brasileiras de emissões de ruídos que usam testes e medições diferentes da Comunidade Europeia. Dessa forma, a marca foi obrigada a restringir a potência e o torque do motor – que chega ao máximo de 7,04 m.kgf também a 7.000 giros.
O motor conta ainda com câmbio de seis marchas, além de embreagem assistida e deslizante. A transmissão final fica por conta da tradicional corrente.
Equipado com acelerador eletrônico, o motor da Transalp oferece ainda seis modos de pilotagem – quatro pré-definidos (Road, Rain, Sport e Gravel), além de dois personalizáveis. Os modos ajustam a forma que a potência e o torque são entregues, o nível de atuação do controle de tração, a intervenção do freio motor e o funcionamento dos freios ABS.
Completam a parte eletrônica, um novo painel colorido, com tela de TFT e um pequeno computador de bordo. A exemplo do que aconteceu com a nova linha 500 e a também a Hornet 750, o painel da Transalp 75 vendida no Brasil ainda não traz o sistema de conectividade para smartphones Honda Road Sync. Segundo a marca, não houve tempo hábil para homologar o painel junto aos órgãos competentes. O modelo conta com uma entrada USB-C sob o banco.
O motor está alojado num quadro de aço tipo diamante, para reduzir o peso. Seu espírito aventureiro aparece nas suspensões, que usam garfo invertido Showa de 43 mm de diâmetro, na dianteira, e um amortecedor traseiro fixado por links. As suspensões têm 200 mm e 190 mm de curso respectivamente.
Completam a parte ciclística roda de 21 polegadas, na frente, e 18”, atrás, calçadas com pneus de uso misto, com câmara. O sistema de freios usa disco duplo, na dianteira, e disco simples, na traseira.
Seu tanque tem capacidade para 16,6 litros. Já o peso total do da nova Honda Transalp XL 750 é de 193kg a seco, ou seja, sem fluídos e combustível.
Cores e preço
Como dito anteriormente, a nova Honda XL750 Transalp chega às lojas em dezembro em duas opções de cores: branco perolizado e preto metálico. Ambos têm grafismos com um certo ar retrô, que remete aos primeiros modelos da bigtrail japonesa na década de 1980.
Com preço sugerido de R$ 65.545, a Transalp 750 chega para brigar com outras “midtrail’, ou seja, bigtrails de média cilindrada, como a Suzuki V-Strom 800 (preço a partir de R$ 63.800) e a Yamaha Ténéré 700 (vendida por R$ 72.990).