Kymco AK 550 Premium oferece praticidade e bom desempenho

AK 550 Premium também ganhou novas carenagens que oferecem maior proteção aerodinâmica; para-brisa tem regulagem elétrica de altura. Fotos: Divulgação/Kymco

02/11/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 22 segundos

As scooters têm conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros. Entre janeiro e setembro deste ano, foram vendidas 118,1 mil unidades, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, praticamente todos os modelos se concentram nos segmentos de baixa e média cilindrada, com menos de 451 cm³. Exceto pelo novo Kymco AK 550 Premium que acaba de chegar ao Brasil como uma opção no segmento de maxi-scooters.

Sucesso na Europa, as maxi-scooters reúnem praticidades, como câmbio automático CVT e compartimento sob assento, com o bom desempenho de um motor de maior capacidade. No caso da AK 550 Premium, da marca taiwanesa Kymco, montada em Manaus (AM) pelo grupo J.Toledo, um bicilíndrico de 550,4 cm³ de capacidade que oferece 51 cv de potência e 5,3 kgf.m de torque. 

Maxiscooter chega nas cores preta (acima) e marrom fosca

Números suficientes para levar a AK 550 a 160 km/h, enquanto o câmbio CVT oferece uma resposta imediata ao acelerador. O diferencial fica por conta da transmissão final por correia dentada, que também ajuda na sensação de esportividade do motor. 

Na nova versão Premium, a maxi-scooter da Kymco traz um design mais esportivo, mas também ganha mais tecnologia. Com a adoção do acelerador eletrônico, agora há dois modos de pilotagem e controle de tração integrado, o que aumenta a segurança do condutor.

Uso urbano e na estrada

A razão do sucesso das maxi-scooters em outros mercados, como a Europa, deve-se a sua “versatilidade”. Funciona como uma opção de mobilidade no dia a dia, mas também permite pegar a estrada para um passeio de fim de semana. 

Conjunto ciclístico – quadro, suspensões e rodas – transmitem confiança para deitar nas curvas

Nesse sentido, a AK 550 também funciona. Apesar de seu porte avantajado, com 2,2 metros de comprimento, seu quadro em alumínio e as rodas de 15 polegadas garantem certa agilidade para costurar no trânsito. O assento a 785 mm do solo permite apoiar os pés no chão, facilitando assim manobrar esse peso pesado: são 241 kg em ordem de marcha.

As suspensões – garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira – absorvem bem as imperfeições de nossas ruas e mantém a AK 550 estável na estrada e nas curvas. A frenagem fica a cargo de pinças radiais Brembo, com sistema ABS otimizado para curvas.  

Para-brisa com ajuste elétrico
Espaço sob o assento
Garfos invertidos e pinças radiais
Rodas de 15 polegadas
Painel digital e conectado

Além do bom desempenho e da ciclística digna de uma moto esportiva, a maxi-scooter da Kymco não economiza em luxos e confortos para o condutor. Chave de presença, ajuste elétrico do para-brisa, painel com conectividade e até cruise control (piloto automático) fazem parte do pacote de comodidades. Vale destacar ainda o amplo espaço sob o assento, que acomoda facilmente um capacete fechado e uma mochila grande.

AK 550 é para poucos

Apesar de prazerosa de pilotar, tanto na cidade quanto na estrada, e de sua praticidade, a Kymco AK 550 Premium ainda é para poucos, assim como outras maxiscooters, feitas para um público muito específico. 

Na Europa, onde enfrenta concorrência de modelos como Yamaha T-Max e Honda Forza 750, o modelo taiwanês se posiciona como uma opção mais em conta. Entretanto, aqui no Brasil, não há concorrência no segmento e a versão Premium chega por aqui com um preço bastante elevado de R$ 78.640, sem frete e seguro, ou seja, vai custar ainda mais nas lojas. O valor equivale ao de modernas bigtrails, como a Triumph Tiger 900 e a BMW F 900 GS.

FICHA TÉCNICA

Kymco AK 550 Premium

Motor 2 cilindros paralelos, 550,4 cm³

Câmbio Automático CVT

Transmissão final por correia

Potência 51 cv a 7.500 rpm

Torque 5,3 m.kgf a 6.000 rpm

Peso em ordem de marcha 241 kg

Preço R$ 78.640