As scooters têm conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros. Entre janeiro e setembro deste ano, foram vendidas 118,1 mil unidades, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, praticamente todos os modelos se concentram nos segmentos de baixa e média cilindrada, com menos de 451 cm³. Exceto pelo novo Kymco AK 550 Premium que acaba de chegar ao Brasil como uma opção no segmento de maxi-scooters.
Sucesso na Europa, as maxi-scooters reúnem praticidades, como câmbio automático CVT e compartimento sob assento, com o bom desempenho de um motor de maior capacidade. No caso da AK 550 Premium, da marca taiwanesa Kymco, montada em Manaus (AM) pelo grupo J.Toledo, um bicilíndrico de 550,4 cm³ de capacidade que oferece 51 cv de potência e 5,3 kgf.m de torque.
Números suficientes para levar a AK 550 a 160 km/h, enquanto o câmbio CVT oferece uma resposta imediata ao acelerador. O diferencial fica por conta da transmissão final por correia dentada, que também ajuda na sensação de esportividade do motor.
Na nova versão Premium, a maxi-scooter da Kymco traz um design mais esportivo, mas também ganha mais tecnologia. Com a adoção do acelerador eletrônico, agora há dois modos de pilotagem e controle de tração integrado, o que aumenta a segurança do condutor.
A razão do sucesso das maxi-scooters em outros mercados, como a Europa, deve-se a sua “versatilidade”. Funciona como uma opção de mobilidade no dia a dia, mas também permite pegar a estrada para um passeio de fim de semana.
Nesse sentido, a AK 550 também funciona. Apesar de seu porte avantajado, com 2,2 metros de comprimento, seu quadro em alumínio e as rodas de 15 polegadas garantem certa agilidade para costurar no trânsito. O assento a 785 mm do solo permite apoiar os pés no chão, facilitando assim manobrar esse peso pesado: são 241 kg em ordem de marcha.
As suspensões – garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira – absorvem bem as imperfeições de nossas ruas e mantém a AK 550 estável na estrada e nas curvas. A frenagem fica a cargo de pinças radiais Brembo, com sistema ABS otimizado para curvas.
Além do bom desempenho e da ciclística digna de uma moto esportiva, a maxi-scooter da Kymco não economiza em luxos e confortos para o condutor. Chave de presença, ajuste elétrico do para-brisa, painel com conectividade e até cruise control (piloto automático) fazem parte do pacote de comodidades. Vale destacar ainda o amplo espaço sob o assento, que acomoda facilmente um capacete fechado e uma mochila grande.
Apesar de prazerosa de pilotar, tanto na cidade quanto na estrada, e de sua praticidade, a Kymco AK 550 Premium ainda é para poucos, assim como outras maxiscooters, feitas para um público muito específico.
Na Europa, onde enfrenta concorrência de modelos como Yamaha T-Max e Honda Forza 750, o modelo taiwanês se posiciona como uma opção mais em conta. Entretanto, aqui no Brasil, não há concorrência no segmento e a versão Premium chega por aqui com um preço bastante elevado de R$ 78.640, sem frete e seguro, ou seja, vai custar ainda mais nas lojas. O valor equivale ao de modernas bigtrails, como a Triumph Tiger 900 e a BMW F 900 GS.
Motor 2 cilindros paralelos, 550,4 cm³
Câmbio Automático CVT
Transmissão final por correia
Potência 51 cv a 7.500 rpm
Torque 5,3 m.kgf a 6.000 rpm
Peso em ordem de marcha 241 kg
Preço R$ 78.640