As motocicletas de média cilindrada estão atraindo a atenção de consumidores e, consequentemente, das fabricantes. Tratam-se de modelos com mais tecnologia e desempenho do que as motos populares. Não por acaso, nos últimos meses tivemos diversos lançamentos de motos com 400cc, como a nova Bajaj Dominar NS 400Z, a Royal Enfield Guerrilla 450 e a Triumph Scrambler 400XC.
Em 2024, as motos entre 161 cm³ e 449 cm³ registraram o maior crescimento porcentual: alta de 25,9% na comparação com 2023. De acordo com dados da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus, foram produzidas 327.746 unidades, o que representa 18,7% do total produzido no ano passado. Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco motos entre 400cc e 450cc que custam até R$ 30 mil; confira:
Modelo mais vendido da Bajaj no Brasil, mostrando a força do segmento médio, a Dominar 400 tem motor monocilíndrico de 373,3 cm³, mas com arrefecimento líquido. Com isso, oferece bons 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm, desempenho suficiente para quem pretende pegar estrada. O câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante também melhora o conforto e reduz o consumo em viagens.
Classificada como uma sport touring pela Bajaj, a Dominar 400 ainda traz componentes ciclísticos dignos de motos maiores. Na dianteira, usa suspensão invertida com tubos de 43 mm, enquanto a traseira é monoamortecida. Os freios a disco têm ABS de dois canais. Com painel digital e iluminação em LED, a Dominar 400 tem um preço bastante competitivo, levando em conta tudo o que oferece.
Lançada recentemente, a nova Bajaj Dominar NS 400Z compartilha o mesmo motor com a D 400, mas tem proposta mais urbana e esportiva. Com chassi perimetral, a nova moto de 400cc da Bajaj também usa suspensão invertida, na dianteira, e monoamortecida, na traseira.
Entretanto, a nova naked NS400Z pesa 174 kg em ordem de marcha. são 18 kg a menos em relação à Dominar D400. O que garante uma melhor relação “peso potência” e, consequentemente, acelerações mais rápidas e comportamento mais ágil. O tanque comporta 12 litros, um a menos do que a D400.
Embora use o mesmo motor da Dominar 400 com 40 cv de potência, a nova NS 400Z conta com acelerador eletrônicoe quatro modos de pilotagem. A Dominar NS 400Z traz quatro modos – road, sport, rain e off-road – que alteram a resposta do acelerador e o comportamento da moto. O controle de tração é outra novidade da naked. Outra diferença está no novo painel digital, com uma tela de LCD com mais informações, e conectividade para smartphones.
Lançada oficialmente no Brasil em setembro passado, a Royal Enfield Guerrilla 450 chega para disputar o segmento de naked médias. Segundo modelo da marca indiana equipado com o motor Sherpa de 450cc que produz bons 40 cv de potência máxima, a Guerrilla 450 tem câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante.
O monocilíndrico é parte estrutural do quadro de aço tubular da Guerrilla. Diferentemente da Himalayan, porém, o conjunto de suspensões usa garfo telescópico convencional com tubos de 43 mm de diâmetro e curso de 140 mm, na dianteira. Já na traseira, a naked tem balança com amortecedor fixado por links e 150 mm de curso.
Além de iluminação full-LED, a Guerrilla 450 ainda oferece dois modos de pilotagem e freios ABS de série. Mas seu grande diferencial é mesmo o painel de TFT com tela colorida de 4”. Com conectividade para smartphones, o painel tem sistema de navegação baseado no Google Maps.
Apresentada no início deste ano no Brasil, a Royal Enfield Himalayan 450 já se tornou a moto mais vendida da marca indiana no País. Também equipada com o motor Sherpa de 450cc que produz bons 40 cv de potência máxima, a Himalayan 450 conta com suspensões de longo curso.
Ambas têm 200 mm de curso e, em conjunto com as rodas raiadas, aro 21, na frente, e 17, atrás, a ciclística da Himalayan 450 encara estradas de terra e até trilhas mais pesadas. Com câmbio de seis marchas, também vai bem no asfalto em viagens mais longas em função do conforto do assento e da proteção aerodinâmica.
Também conta com dois modos de pilotagem, freios ABS e o painel Dripper Dash, que tem tela colorida de TFT e conectividade para smartphones. É possível exibir a navegação do Google Maps no painel. Embora seu preço comece em R$ 29.990, há versões mais caras, por R$ 31.990, que já vem com rodas raiadas calçadas com pneus sem câmara.
Modelo de entrada da linha de clássicas da marca inglesa, a Speed 400 usa um motor monocilíndrico com arrefecimento líquido e bons 40cv de potência máxima. Produzida pela Bajaj, mas sob supervisão da Triumph, a Speed 400 tem estilo roadster, voltado mais para o uso urbano. Seu assento reto é único e suas rodas de liga leve são de 17 polegadas. Destaque para os espelhos retrovisores, fixados nas extremidades do guidão, que conferem um ar ainda mais retrô ao modelo.
Com 170 kg, pronta para rodar, a Speed 400 usa suspensão telescópica invertido, mas sem ajustes, com tubos de 41 mm, e 140 mm de curso, na dianteira. Enquanto, na traseira, traz um monoamortecedor com reservatório a gás e ajuste na pré-carga da mola, com 130 mm de curso.
Os freios usam disco de 300 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões, com fixação radial, na dianteira. Enquanto na traseira, um disco de 230 mm tem pinça flutuante. Os sistema ABS de dois canais da Bosch equipa o modelo. O preço promocional de R$ 29.990 fez com que a inglesa, que se destaca pelo acabamento superior, também figure na lista de motos de 400cc que custam até R$ 30 mil.